Com duas vitórias nas duas últimas partidas, o Vasco se afastou da zona de rebaixamento e já ocupa a sexta posição no Campeonato Brasileiro. Para o comentarista Edinho, o maior motivo para a recuperação cruzmaltina não foi a troca de Paulo Autuori por Dorival Júnior no comando, e sim a volta do meia Juninho Pernambucano à equipe.
- Não é o dedo do Dorival, é o dedo do Juninho. Foi ele quem puxou para si a responsabilidade. O Vasco tem dificuldades de articular jogadas, quando tem que propor o jogo. Os quatro jogadores do meio de campo não são de criação, nem de ligação. As bolas paradas podem desarticular o adversário. O Juninho sabe fazer isso muito bem. O Dorival Júnior ainda não está com o seu esquema armado no Vasco ainda - disse Edinho, no \"Troca de Passes\".
Juninho reestreou no clássico contra o Fluminense, no domingo passado, e fez um dos gols na vitória por 3 a 1. Neste sábado, voltou a marcar, sobre o Criciúma. O comentarista Roger Flores concorda que, apesar de sua qualidade técnica, o Reizinho não consegue ser o grande organizador do Vasco. Além disso, para o ex-jogador, o trabalho de Dorival Júnior é limitado por falta de opções no elenco.
- Falta um articulador na equipe do Vasco. O Carlos Alberto tinha essa função, mas não renovou. O Juninho tem qualidade para fazer isso, mas não tem a mesma disposição. Ele fica muito em função da bola parada. O Dorival Júnior está montando a equipe com o que tem e eu gostei da postura do Vasco contra o Criciúma.
Juninho gol Vasco x Criciúma (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)Juninho comemora seu gol, o primeiro do Vasco contra o Criciúma (Foto: Marcelo Sadio / Flickr do Vasco)
O narrador Luiz Carlos Júnior lembrou que o Vasco ainda terá as estreias do volante Guiñazu, do lateral-direito Fágner e do meia Montoya. O colombiano seria a principal esperança para a criação de jogadas no meio de campo.
- Precisamos esperar as estreias do Guiñazu, do Fágner, do Montoya. O Vasco aposta muito no Montoya, foi até a Argentina para contratá-lo, achando que ele é extremamente habilidoso. O Vasco espera que ele seja o quarto homem de meio de campo, que vai articular o jogo ao lado do Juninho.
O Vasco volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), para enfrentar o Goiás, no Serra Dourada.