Ainda faltam cinco dias para a primeira partida da final do Campeonato Carioca. Antes disso, o Vasco tem pelo frente o confronto com o Resende, pela primeira fase da Copa do Brasil. Mas nem isso tirou o Flamengo do foco vascaíno. Escolhido para atender a imprensa após o treinamento desta terça-feira, o atacante Edmílson teve de responder quase dez perguntas sobre o adversário da decisão estadual. Expectativa pelo título, possível fim do jejum, retrospecto ruim diante do Rubro-Negro... Não faltaram assuntos, todos quase sempre driblados pelo camisa 7.
- A nossa cobrança é a mesma que o torcedor sempre tem. Tem que ser campeão, ganhar do Flamengo, mas prefiro deixar pra eles. A cabeça tem que estar boa. Está todo mundo querendo, grupo fechado. Até as minhas filhas me cobram. Pai, tem que fazer gol, ser campeão, mas isso é legal. Ano passado elas sofreram pra caramba. Esse ano as coisas estão fluindo bem, então a cobrança é maior - frisou o jogador, autor do gol decisivo contra o Fluminense e artilheiro do Carioca com 11 gols no total.
Já são onze anos sem conquistar um título carioca. O último foi em 2003, sobre o Fluminense. Contra o Flamengo, o retrospecto em decisões estaduais também é ruim. O último título sobre o rival foi em 1988. E o Vasco foi vice para o Rubro-Negro em 1999, 2000, 2001 e 2004. Fora a derrota na final da Copa do Brasil em 2006. Para Edmílson, no entanto, nada disso vai entrar em campo nos dois próximos domingos.
- Isso não pesa. É meu primeiro ano no clube. Isso é passado. Infelizmente perdemos alguns jogos no passado pra eles, mas cada jogo é diferente. Estamos concentrados, atentos a tudo. Vai ser um jogo bom e espero o Maracanã lotado. Claro que os torcedores cobram muito, é normal. Temos pés no chão e muita humildade. Mas estamos cada vez mais confiantes. Essas gozações deixo pra torcida. Respeito o Flamengo e eles vão respeitar o Vasco também - disse.
O time reserva do Vasco embarca para Manaus na manhã da próxima quarta-feira. Na quinta, o Cruz-Maltino enfrenta o Resende, às 20h30m (de Brasília), na Arena da Amazônia, em Manaus, pela primeira fase da Copa do Brasil. Já a decisão do Campeonato Carioca contra o Flamengo começa no domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã.