Enquanto o Campeonato Brasileiro não retorna, os jogadores do Vasco dividem o tempo entre os treinos no Cefan e os jogos da Copa das Confederações, que costumam acompanhar. Maior conhecedor do futebol japonês no elenco por ter atuado sete anos por lá, o atacante Edmilson revelou que já atuou com atletas que estão na seleção nipônica atualmente. São eles o goleiro reserva Gonda e os meias Honda, Hosogai e Takahashi, todos nos períodos de Urawa Reds e FC Tokyo.
- Já joguei contra quase todos eles, mas no meu time eu atuei com o Gonda, o Honda, o Hosogai e o Takahashi. O Gonda, inclusive, falou mal do Brasil e eu não entendi muito bem. Japonês, geralmente, não dá esse tipo de declaração - declarou o vascaíno, lembrando as críticas do goleiro quanto a organização da Copa das Confederações e os furtos que ocorreram com jogadores da seleção espanhola.
Embora o Japão tenha se despedido da competição com três derrotas (3 a 0 para o Brasil, 4 a 3 para a Itália e 2 a 1 para o México), Edmilson enxerga uma evolução no país do sol nascente e acredita que a seleção terá um bom desempenho na Copa do Mundo de 2014.
- Lá no Japão tem uma coisa que o time vai, vai, aí toma um gol e dá uma desanimada. Contra o Brasil, por exemplo, eu vi isso. Mas a qualidade deles mudou, evoluiu. Antigamente os jogadores atuavam somente no Japão, agora eles estão jogando em diversos lugares no mundo. Contra a Itália jogaram muito bem e não venceram por detalhes, mas acho que eles irão dar trabalho na Copa do Mundo - apostou.
Mesmo tendo o futebol brasileiro no sangue, Edmilson acredita que o longo tempo que ficou por lá fez com que adquirisse algumas características do estilo de jogo nipônico.
- Acho que peguei a consciência tática. Lá cheguei a jogar no esquema 4-1-4-1, tinha que marcar o lateral o tempo todo. Eles são de um estilo europeu. Não podia sair muito. Peguei quatro treinadores lá e todos eram europeus. Eles têm essa coisa da tática - recorda.
O atacante do Vasco jogou de 2004 a 2007 no Albirex Niigata, de 2008 a 2011 no Urawa Reds e em 2012 no FC Tokyo.