No dia 8 de julho de 1992, o Vasco atropelou o São Paulo com uma vitória por 3 a 0 em São Januário. Os gols do ataque formado por Bismarck, Edmundo e Bebeto deixaram sua marca e encantaram Edmilson. Na Bahia, o ainda garoto de 10 anos decidiu tornar-se um torcedor cruz-maltino e agora tem a missão de ajudar a equipe a se livrar do rebaixamento para, quem sabe, estender sua permanência no clube do coração.
Autor dos dois gols do Vasco na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, no último sábado, Edmilson sabe que a atuação e a vaga de titular o deixam em boa situação para ficar no clube em 2014. No entanto, lembra que o principal nesse momento é evitar a queda para a Série B.
- Quero ficar. Estou adaptado e sou torcedor do Vasco desde pequeno. Espero terminar o ano bem, seja pessoalmente ou com o Vasco deixando a zona de rebaixamento. É um clube gostoso de trabalhar, então espero manter a regularidade nesses próximos jogos e, quem sabe, permanecer aqui - disse.
Na vitória do Vasco sobre o São Paulo em 1992, o então menino Edmilson tem a atuação de Edmundo como a lembrança mais forte. Hoje defendendo o clube que consagrou o ex-atacante, ele admite ter o Animal como uma referência de perseverança para ajudar a equipe a terminar o ano livre da queda.
- Eu lembro de ter assistido àquela partida ao lado do meu pai na Bahia e ele não entendeu nada quando eu disse que passei a torcer pelo Vasco. Lembro de o Vasco jogando de preto e vencendo com gols de Bismarck, Edmundo e Bebeto. E o Edmundo ainda é uma referência para mim, por sua raça e entrega. Mesmo tendo sido rebaixado, nunca deixou de ser um ídolo do clube exatamente por esse espírito. Por tudo isso para mim é uma satisfação imensa estar no Vasco.
Em suas andanças pelo futebol, Edmilson também passou a ter Alex como uma referência. Seu ex-companheiro de Palmeiras e adversário no último sábado, atuando pelo Coritiba falou uma frase que serve para o atacante vascaíno como um lema para que ele siga em busca de seu espaço no Vasco.
- Em 2001 o Alex me falou que, independentemente de você ser titular ou não, tem sempre alguém olhando. Essa oportunidade tem sido importante, e o Vasco sabe que pode contar comigo - frisou.