Futebol

Edmundo fala sobre Alfredo Sampaio, Alex Teixeira e Beto

O atacante Edmundo, que completará 37 anos nesta quarta-feira (02/04), ganhou de presente antecipado do ex-técnico do Vasco, Alfredo Sampaio, uma série de acusações. O Animal responde.

"Tenho a certeza que não tive uma boa participação, o time todo [contra o Volta Redonda]. Foi noticiado por vocês que ele falou em minha defesa. A diretoria toma uma posição na segunda-feira e o discurso muda. É natural, a vida é assim mesmo. Acho que ele deve estar chateado, ter os motivos dele, mas seria muito melhor se ele fizesse toda essa explanação aqui pessoalmente para mim. Mas estou tranqüilo, tenho um trabalho para fazer, um monte de coisas mais importantes para resolver. Não são as palavras deles que vão tirar o meu foco, objetivo", disse ao repórter Rodrigo Campos, no programa "Manchete Esportiva 1ª Edição", da Rádio Manchete.

"É difícil eu ficar falando, porque acho que ele errou, deveria ter falado para mim pessoalmente. Seria muito mais legal, plausível. Mas tenho 17 anos de carreira profissional, 70 jogos na Seleção, alguns títulos brasileiros. Tenho uma história no futebol. Estou terminando, pretendo terminar essa minha história de maneira digna, honrada. Fico triste porque o tratei sempre com carinho, respeito. Sou um cara que gosta de falar as coisas que penso, às vezes sou mal interpretado, mas muito pelo contrário do que ele está dizendo, fui um dos poucos que falou que não gostaria que ele saísse, porque acho que o trabalho tinha que continuar, um trabalhou que começou. O que a gente está vendo é que os clubes que estão se dando bem no Brasil - o São Paulo, Fluminense, Flamengo com o Joel [Santana] - é porque estão mantendo os seus treinadores. Quando o Euriquinho me perguntou para saber a minha opinião, eu disse que era contrário à saída dele, porque acho que ele já conhecia o grupo tudo. Não vou ficar justificando nada, está tudo certo, ok. O importante é que o Vasco segue e é o mais importante. O Vasco é que tem que estar forte, não sou eu que tem que estar chateado, feliz ou triste. O mais importante é o Vasco".

"Eu estava motivado. Já deixei claro algumas vezes que os jogos de quinta e domingo são muito desgastantes, principalmente de quinta para domingo. Quando o time joga bem e ganha, a alegria toma conta de você e você consegue fazer bem essas coisas. Mas quando vêm as derrotas, o cansaço físico mistura com o mental, você fica cabisbaixo, triste, chateado e acaba se entregando a uma situação negativa. Mas estou feliz, contente. Tenho muita auto-crítica. Sei quando jogo bem e quando jogo mal. Não vou dizer que estou sendo o melhor jogador, mas acho que quando o time joga bem, pode partir de engrenagem que, quando o time joga bem, jogo bem".

O jogador fala sobre a declaração do meia-atacante Alex Teixeira, que disse "Está difícil. Parece que os caras não querem correr" no último domingo (30/03).

"O que ele falou você tem que perguntar a ele. Você me fazer uma pergunta em cima do que outra falou é complicado. Tudo é desagradável, mas a gente tem que entender que em alguns momentos a gente fala algumas coisas inadequadas para o momento. Não ouvi ele falar. Acho que o momento é de união, muito mais do que de desavença. A gente tem que estar junto, empenhado, com o mesmo objetivo, porque já está difícil, a gente já é a quarta força, ainda não conseguiu ganhar nenhum clássico. A gente estando unido, imagina se a gente não estiver unido. É complicado, mas acho que em um momento de dificuldade, quando o time perde, as pessoas ficam tristes e acabam falando alguma coisa que vai desagradar a outro. Mas o Vasco é muito maior porque esse clube já passou por momentos mais difíceis do que esse e superou. É nisso que acredito, espero que aconteça realmente, que a gente supere e consiga dar as alegrias que o torcedor do Vasco espera".

O atleta fala sobre Beto, outro jogador atingido pelas declarações de Alfredo Sampaio.

"Não sou adepto a essa decisão. Já falei e deixei bem claro que quando o Euriquinho me ligou e perguntou para eu dar a minha opinião sobre a saída do Alfredo, fui o primeiro a dizer que não. Não sei quais foram os motivos que leveram ele a disparar essa metralhadora. Eu e o Beto somos mais experientes, temos mais nome. A gente está acostumado a ser vidraça. É normal. Talvez se falassem um outro nome de menor expressão, vocês [imprensa] não iam dar tanta confiança. Talvez os nomes sejam para cristo e exista isso que está acontecendo agora, não possa ter o nome dele falado, exposto. Não sei. As pessoas se aproveitam das situações, mas não estou preocupado com isso. Estou preocupado literalmente com o Vasco, que o nosso time melhore, cresça e definitivamente comece a disputar o campeonato como a torcida do Vasco e o Vasco merecem".

O Animal será poupado da partida de volta pela segunda fase da Copa do Brasil, contra o Bragantino, na próxima quinta-feira (03/04), às 19h30min, em São Januário, e retornará no clássico contra o Flamengo, no próximo domingo (07/04), às 16h, no Maracanã, pela oitava e última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual de 2008.

"Agora com o Lopes a gente está tendo a possibilidade de um diálogo maior. Fiz ao presidente [Eurico Miranda] e ao Euriquinho, principalmente, que foi a pessoa que me trouxe e tem estado mais próximo de mim, entender que o desgaste é muito grande de jogos quinta à noite para domingo à tarde. Não dá nem 56h. É muito complicado e eu estava tendo dificuldades físicas. Vou pegar essa semana para treinar. Jogo o jogo de domingo, depois a semifinal é só no outro final de semana, e vou estar em condições de jogar e ser cobrado normal, como tem que ser, porque vou estar melhor preparado".

O técnico Antônio Lopes falou sobre o assunto.

"O Edmundo não estava treinando e não deve jogar porque está bastante estafado, desgastado, ainda não teve uma recuperação plena do jogo de domingo para cá, então a tendência é ele não jogar. O Edmundo, quando não joga em uma equipe, a gente tem que sempre lamentar, pela qualidade técnica que ele tem, capacidade dele. É sempre muito importante a presença dele, mas a gente tem essas situações que aparecem inesperadamente. A gente só lamenta, sem dúvida nenhuma, porque contar com ele seria bom, mas o jogador não se recuperou do desgaste do último jogo, então não adianta nada você colocar o jogador, porque ele nessas condições não terá certamente uma produtividade boa no jogo. É melhor descansar o jogador, e domingo ele já estará em condições para jogar".

O jogador fala sobre Lopes.

"Adoro o Lopes. Foi ele que me subiu aqui no profissional. Tenho um carinho enorme por ele. É um cara bem mais disciplinador, rígido, então se me dou bem com um cara mais rígido, disciplinador, é sinal que tenho disciplina. Fico contente. O Lopes é uma pessoa que gosto, admiro. Foi a chegada dele que facilitou o nosso diálogo, entendimento. Espero realmente que ele consiga ser feliz como foi nas outras vezes em que passou no Vasco. Agora, com um pouco mais entendimento dele, da parte da comissão técnica, vou me dedicar para poder fazer com que o Vasco consiga sair com a vitória".

Fonte: Vasco Expresso
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160