Vencer a sensação do futebol brasileiro em 2010 não teve efeito só para a tabela do Campeonato Brasileiro e a moral do Corinthians. O triunfo por 4 a 2 sobre o Santos, no Pacaembu, também influenciou na seleção da 5ª rodada do Troféu Armando Nogueira: o líder do campeonato, com 13 pontos, emplacou nada menos do que seis nomes entre os 11 melhores. Além deles, o técnico Mano Menezes garantiu sua presença nos destaques.
O sistema defensivo corintiano teve tarefa difícil no clássico contra o Peixe: anular os rápidos e habilidosos Neymar, Paulo Henrique Ganso e André. Com êxito na missão, os zagueiros William e Chicão, mais o lateral esquerdo Roberto Carlos, levaram merecidas notas acima da média. A dupla de zaga ficou com 7, enquanto o lateral obteve um 7,5, que o deixa bem não só na seleção da rodada, mas também no time ideal do Campeonato Brasileiro.
A dupla de volantes formada por Ralf e Elias também teve seu papel reconhecido na marcação dos Meninos da Vila. Principalmente Ralf, que anulou Ganso e ainda se soltou no ataque, marcando um golaço digno de meia habilidoso. O resultado não poderia ser outro para o volante: nota 8, sua maior na competição até agora.
Seleção da quinta rodada tem domínio do Corinthians, líder do campeonato (Foto: globoesporte.com)
Outro que faz sua estreia na seleção da rodada é o meia Bruno César. Em seu segundo jogo com a camisa corintiana, ele parece ter caído como uma luva no esquema de Mano Menezes, que procura um meio-campista ofensivo desde a saída de Douglas, no ano passado. Contra o Grêmio Prudente, Bruno fez gol em seu primeiro toque na bola e levou 7. Agora, com mais um belo gol e atuação de gala, se firmou de vez entre os melhores com um 8,5.
- Eu sabia da importância deste jogo e da responsabilidade que tinha ao entrar como titular. Tinha que corresponder. Estou feliz por ter ajudado minha equipe, fazendo gol e ajudando na marcação. Agora, é só manter o que estou fazendo para ajudar o Corinthians - afirmou Bruno César.
No comando desse timaço, Mano Menezes. O técnico montou uma formação diferente para encarar o Peixe, com meio-campo reforçado e sem um atacante de referência na área. O esquema deu certo e Mano foi premiado com nota 8
Surpresa cearense marca presença
O Ceará é, até esta quinta rodada, a agradável surpresa do Brasileirão. Vice-líder do campeonato, a dois pontos do Corinthians, o time treinado por Paulo César Gusmão venceu o Cruzeiro por 1 a 0, em Fortaleza. O atacante Misael, apesar de não ter marcado, integra merecidamente o time ideal com uma nota 7. Ele é um dos bons nomes da equipe cearense, que promete crescer ao longo do Brasileiro.
Romerito comemora gol do Goiás (Foto: Ag. Estado)
O Goiás também tem seu representante: o meia Romerito. Em atuação de gala, como nos tempos em que defendia o Sport, o meia fez dois gols e comandou o ataque do time que venceu o rival Atlético-GO por 3 a 1, no Serra Dourada.
Além da presença de Romerito entre os craques da rodada, o Goiás ganhou fôlego para deixar as últimas posições da tabela e deu mais tranquilidade ao técnico Émerson Leão.
Completam a seleção dois jogadores da dupla Gre-Nal: o lateral direito Edílson, do Grêmio, que vem sendo presença constante entre os melhores com sua regularidade, e o atacante Alecsandro, do Inter, autor de dois gols na vitória por 4 a 1 sobre o Atlético-PR. Além deles, o goleiro Márcio, do Grêmio Prudente, é o camisa 1 do time da quinta rodada do Brasileirão.