Acabou a folga, acabou a moleza. A partir de hoje, quando os jogadores do Vasco se reapresentam ao técnico Renato Gaúcho, o grupo começa a preparação para a final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Durante o período de uma semana em que o grupo ficou de folga, a comissão técnica cruzmaltina tratou de traçar os planos para deixar o Vasco cheio de fôlego e resistência para a decisão.
Na segunda-feira passada, os jogadores iniciaram uma série de minuciosos exames médicos e testes físicos com a finalidade de detectar algum tipo de problema e precisar para a comissão técnica quais atletas terão de ser submetidos a determinado tipo de trabalho físico específico. Além disso, toda a preparação também será feita com programação de reforço muscular, recuperação de atletas que acabaram sofrendo lesão e agendamento de coletivos e amistosos para que a equipe readquira o ritmo de jogo ideal.
Obviamente, a preocupação do técnico Renato Gaúcho é com a conquista do título inédito da Copa do Brasil, que será decidido com o Flamengo. No entanto, a idéia é que todo o trabalho de preparação sirva de base para o restante da disputa do Campeonato Brasileiro, com reinício após a Copa do Mundo e pelo qual o Vasco ainda jogará duas partidas (uma contra o próprio Flamengo) antes da decisão.
A comissão técnica tem como base o trabalho realizado no segundo turno do Brasileirão. O objetivo é fazer com que a equipe volte a demonstrar a mesma disposição de quando conseguiu escapar da zona de rebaixamento e, de quebra, conquistou uma das vagas na Copa Sul-Americana deste ano.
Na ocasião, um dos pontos bem explorados pelo técnico Renato Gaúcho foi o condicionamento físico. Bem preparada, a equipe conseguiu resultados importantes e se tornava mais perigosa durante os dez minutos finais dos segundos tempos das partidas quando, em algumas delas, o seu condicionamento físico superava o dos adversários.