O Vasco estreia, neste sábado, na Série B do Campeonato Brasileiro, fora de casa, contra o Sampaio Corrêa. A equipe inicia mais uma jornada na segunda divisão com um time recheado de "velhos conhecidos" da torcida.
O atual elenco do Vasco tem 22 jogadores que estiveram na campanha do rebaixamento na temporada passada. Desde que o Brasileirão adotou o sistema de pontos corridos, em 2003, este foi o plantel que mais manteve atletas na comparação com todos os grandes que foram rebaixados.
Lanterna do nacional em 2004, o Grêmio continuou com apenas seis jogadores do rebaixamento para a temporada seguinte, quando disputou a Série B em 2005.
Depois, foi a vez do Atlético-MG terminar a primeira divisão na zona da degola. De 2005, ano da queda, até 2006, o clube mineiro chegou a dispensar 26 atletas e apenas três jogadores que foram rebaixados conquistaram o título da Série B no ano seguinte.
Já em 2007, o Corinthians acabou no Z-4 e foi campeão da Série B em 2008 com cinco atletas remanescentes do rebaixamento.
Mais tarde, o Vasco protagonizou seu primeiro descenso em 2008 e jogou a segunda divisão no ano seguinte com 12 jogadores do elenco que caiu.
Enquanto 11 atletas rebaixados com o Palmeiras em 2012 conquistaram a Série B na temporada de 2013.
Já em 2014, 16 jogadores ficaram no Vasco após o rebaixamento em 2013 e continuaram no elenco para a disputa da Série B no ano seguinte.
Por fim, o Botafogo teve 10 atletas do elenco rebaixado em 2014 que permaneceram no clube e fizeram parte do time campeão da segunda divisão no ano passado.
Veja os jogadores do Vasco que foram rebaixados em 2015 e continuam no time:
Goleiros: Martín Silva, Jordi,
Zagueiros: Jomar, Luan, Rodrigo, Aislan, Rafael Vaz
Laterais: Henrique Silva, Madson, Júlio César, Bruno Ferreira
Meias: Matheus Índio, Júlio dos Santos, Andrezinho, Nenê, Mateus Vital, Diguinho, Bruno Gallo
Atacantes: Thalles, Riascos, Eder Luis, Jorge Henrique