Milagres acontecem e a torcida do Vasco nem precisa se esforçar muito para lembrar do último. Na Taça Rio 2005, a situação do Gigante da Colina era muito parecida com a que se encontra hoje. A diferença é que o adversário da última rodada, na oportunidade, era o Olaria. Agora, é o Flamengo.
No ano passado, o time precisava vencer a equipe suburbana na Rua Bariri e torcer por tropeços de Botafogo e Portuguesa, que jogavam contra Cabofriense e Madureira, respectivamente, no mesmo horário.
A Lusa foi derrotada pelo Tricolor Suburbano por 1 a 0 em São Januário e ficou para trás. O Botafogo chegou a abrir 3 a 1 no placar, mas permitiu o empate da equipe de Cabo Frio em pleno Maracanã. O Vasco, por sua vez, marcou 2 a 1 - resultado que rebaixou o Olaria - e alcançou o Alvinegro em número de pontos e vitórias, ultrapassando no saldo de gols.
Em 2006, além de vencer o Flamengo, o clube da Colina precisa torcer por tropeços de América, Friburguense e Volta Redonda, que jogam no mesmo horário no domingo. Bom motivo para os vascaínos comparecerem em peso ao Maracanã.