Um centenário que vai se inspirar na camisa 10. É assim que o Santos está se preparando para comemorar 100 anos de vida, em 2012. Prestes a completar 99, a diretoria do Peixe decidiu começar os preparativos com uma boa antecedência. Não quer correr o risco de fracassar e a exemplo do que aconteceu com o Corinthians também ganhar o apelido de sem ter nada no ano que vem.
A inspiração na camisa 10 começa com a contratação de Pelé como garoto propaganda. Além disso, haverá o filme Meninos da Vila, focado nos prodígios Neymar e PH Ganso; e o fortalecimento de outros esportes, sempre com um ídolo digno de vestir a camisa 10, como se fosse um Rei. Assim, Falcão já está na Baixada para comandar o time de futsal; e Martha reforçará a equipe de fuebol feminino.
O Santos realmente está pensando em tudo e quer fazer bonito nas comemorações. A meta, claro, é ganhar a Libertadores e atingir a marca de 100 mil associados.
Mas nunca é demais lembrar que o fantasma da maldição do centenário é uma coisa muito séria e preocupante.Não bastasse o exemplo do Corinthians, que atravessou o ano de 2010 sem um único título sofrendo pressão da mídia, da torcida e até dos adversários outras histórias precisam ser relembradas.
Ressalte-se que o Vasco, entre os times que chegaram nessa marca, foi o único que conseguiu ganhar um título da expressão que o centenário exige. No caso, em 1998, o clube de São Januário conquistou a Copa Libertadores da América. Sonho dourado que Corinthians, Fluminense, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Flamengo e Botafogo não conseguiram realizar.
Todos tinham uma coisa em comum: eram clubes super bem-intencionados e os seus dirigentes estavam dispostos a presentear a torcida a qualquer preço. Igualzinho ao que começa a se desenhar na Vila Belmiro.