Na história dos confrontos com o Botafogo, o Vasco dá de ‘capote’. Tem quase o dobro de vitórias: em 305 jogos, venceu 136 e perdeu 78, com 91 empates. Mas, estratégia ou não, considerar o Botafogo favorito no clássico de amanhã é quase unanimidade em São Januário.
A começar por Beto, que se revelou no Botafogo na década de 90. “Todo mundo acha o Botafogo favorito, porque ganhou os quatro jogos. Ninguém aposta no Vasco, mas estamos crescendo e vamos provar o contrário”.
O técnico Alfredo Sampaio reconhece a superioridade momentânea dos alvinegros. “Podem dizer que o Botafogo é favorito, mas clássico é diferente. Joga-se com alma. Por isso, confio muito no Vasco”, garante ele.
Mas Alfredo admite que o Vasco ainda está longe do ideal para chegar à conquista do título que não ganha há quatro anos, após 2003.
“Precisamos melhorar muito para pensar em conquista de título. O time necessita encorpar, melhorar taticamente. A goleada sobre o Resende (5 a 2) motiva, a torcida gosta, mas não podemos nos iludir”, previne.
O goleiro Tiago já fez o dele e até o pouco cotado atacante reserva Abuda desencabulou. Mas os titulares Alan Kardec e Alex Teixeira não desencantaram, apesar de o time já ter feito 10 gols.
“Eu e o Alan estamos tranqüilos. Os gols vão sair naturalmente”, afirma Alex, sonhando marcar no clássico.
É bom que o projeto de craque esteja certo, porque há seis anos o Vasco não vence o Botafogo em Estaduais. A última vitória foi no dia 18 de fevereiro de 2002: 1 a 0, gol de Cadu, na Rua Bariri.