O Vasco tem tudo para garantir uma vitória tranquila neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário, onde enfrenta a Cabofriense em confronto válido pela penúltima rodada da fase de classificação da Taça Rio.
Na liderança do Grupo A com 13 pontos conquistados, o Vasco, embalado pela goleada de 4 a 1 sobre o Bangu, pode até mesmo assegurar por antecipação a vaga nas semifinais. Mas, para isso, além de um triunfo, será preciso uma combinação de resultados que envolvem tropeços de Flamengo, Boavista e Americano.
Se os demais resultados não dependem de sua própria força, o Vasco não deverá encontrar maiores problemas contra a Cabofriense. Isso porque os visitantes fazem péssima campanha e, com apenas oito pontos ganhos na classificação geral, que leva em consideração o somatório dos dois turnos e vale para critério de rebaixamento, dificilmente vai escapar da queda para a Segunda Divisão.
Mesmo que derrote o Vasco, o representante de Cabo Frio, que vem de derrota de 2 a 1 para o Nova Iguaçu, pode acabar rebaixado, dependendo, claro, de uma combinação de resultados. Em caso de derrota, a Cabofriense não terá mais chances de permanecer na elite do estado.
Apesar de uma situação que se encaminha para uma fácil vitória do Vasco, o técnico Ricardo Gomes prefere adotar a cautela ao falar do confronto deste sábado. O treinador lembrou que há três semanas o time de Cabo Frio arrancou um empate sem gols com o Flamengo.
\"Os times de menor investimento correm ainda mais quando enfrentam os quatro grandes do estado e isso explica os diversos problemas que estamos encontrando quando cruzamos com essas equipes. Elas atuam de forma fechada, diminuem o espaço e atuam no erro do rival. Como a responsabilidade de vitória é sempre do grande, a partida acaba se tornando muito mais complicada. A Cabofriense mesmo empatou com o Flamengo recentemente, quando ninguém esperava. Temos que fazer bem o nosso papel, encarando essa partida com a seriedade que ela merece\", disse Ricardo.
Para os jogadores do Vasco é fundamental uma vitória neste sábado para que o time não chegue na última rodada da fase de classificação encontrando dificuldades para avançar para as semifinais.
\"Independentemente de conseguirmos a classificação de forma antecipada ou não, temos que obter uma vitória. Assim, no pior dos cenários, vamos conseguir chegar na última rodada dependendo das nossas próprias forças para nos classificarmos. O segundo turno do Campeonato Carioca está muito equilibrado, com as equipes de menor investimento chegando com chances de classificação. Não podemos vacilar\", disse o lateral esquerdo Ramon.
Para este compromisso, Ricardo Gomes vai manter a base da formação que derrotou o ABC por 2 a 1 no meio de semana e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador, porém, fica sem o meia Diego Souza, que vai ter que cumprir suspensão por conta do terceiro cartão amarelo recebido na goleada sobre o Bangu. Bernardo, então, será o companheiro de criação de Felipe.
Pelo lado da Cabofriense, os jogadores preferem esquecer a situação da equipe na tabela de classificação e pensar que uma vitória diante do Vasco pode ser suficiente para afastar o risco de rebaixamento.
\"Nós precisamos ir a campo buscando a vitória contra o Vasco e depois olharmos se ainda é possível a permanência na Primeira Divisão. A torcida da Cabofriense não merece esse sofrimento, mas infelizmente não conseguimos fazer o campeonato que todos esperavam. Vamos, pelo menos, nos entregar ao máximo contra o Vasco em busca de um triunfo\", disse o volante Marcelo Cardoso.
Para este compromisso, a Cabofriense vai contar com o retorno do lateral esquerdo Everton, que cumpriu suspensão diante do Americano. Com isso, Edson retorna para o banco de reservas.
FICHA TÉCNICA:
VASCO X CABOFRIENSE
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de abril de 2011 (Sábado)
Horário: 18h30(de Brasília)
Árbitro: Antônio Maciel dos Santos (RJ)
Assistentes: Lilian Fernandes Bruno (RJ) e Andréa de Sá (RJ)
VASCO: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Bernardo; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes
CABOFRIENSE: Flávio; Arílson, Zé Carlos, André Paulino e Everton; Marcelo Cardoso, Luciano Totó, André Oliveira e Diego Salles; Assumpção e Capixaba
Técnico: Lucho Nizzo