O clássico entre Fluminense e Vasco, neste domingo (12), pelo Campeonato Carioca, será palco de uma campanha de reflorestamento. Em parceria com a TV Band e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae) dará início à campanha ‘Plantando Gols’, em que irá plantar dez árvores para cada gol marcado no Estadual deste ano.
A ideia da Cedae, com essa campanha e reflorestamento, é recuperar uma área do tamanho do Maracanã. Palco que, aliás, irá receber o jogo que dará início à ação. Antes do jogo, os capitães dos dois times (Paulo Henrique Ganso, do Flu, e Nenê, do Vasco) entrarão em campo com mudas de ipê e irão trocá-las, assim como fazem com suas flâmulas, tradicionalmente.
De acordo com a própria Cedae, o plantio deverá acontecer no dia 10 de abril, num terreno na cidade de Queimados, às margens do Rio Guandu. Dessa forma, a companhia espera superar a casa do milhar em relação às árvores plantadas. Atualmente, 82 gols já foram marcados no Carioca, o que garante, portanto, pelo menos 820 novas mudas.
“O Carioca é o Estadual mais charmoso e, agora, também o mais verde. Trata-se de mais uma ação que comprova que o futebol carioca vai além das quatro linhas. Nós, Federação e clubes, estamos na defesa do meio ambiente, marcando um golaço. E que os artilheiros funcionem muito mais no Campeonato Carioca”, disse Rubens Lopes, presidente da Ferj.