Em reunião virtual com médicos dos clubes cariocas, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro colocou em discussão nesta sexta-feira a realização de testes de público nos jogos do Estadual.
A ideia debatida é liberar alguns convidados de cada clube com IGG positivo para o coronavírus, ou seja, em tese imunizados, e apenas no estádio do Maracanã. O Fla-Flu da terceira rodada daria o pontapé inicial de forma oficial.
A intenção é que tudo seja colocado em prática, para quando o público for liberado pelas autoridades locais, todo o protocolo "Jogo Seguro" tenha seus procedimentos ajustados e a haja disciplina e controle maiores.
Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense e os demais clubes de menor investimento aprovaram a ideia. Os clubes terão que enviar listas pessoais e intransferíveis dos convidados por partida. E posteriormente adequar seus estádios.
No jogo entre Flamengo e Nova Iguaçu, pela primeira rodada, houve relatos sobre a presença de alguns convidados. Segundo informações, 20 pessoas de cada lado nas arquibancadas.
No local, estava o presidente da Ferj, Rubens Lopes, que acompanhou o jogo e cumprimentou o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.
Na ocasião, o clube não confirmou que havia um teste e evitou falar em convidados.
Além dos representantes dos clubes, a Ferj também levou para a reunião virtual profissionais médicos das secretarias de saúde do Estado e do município.
A reunião vem em momento de preocupação nacional por conta da piora da pandemia do novo coronavírus no país. Até esta sexta-feira, três Estaduais já haviam sido paralisados por conta de decretos estaduais: no Paraná, em Santa Catarina e no Acre.
No entanto, em nenhum momento se falou em paralisação do Campeonato Carioca.