Em situação desesperadora, o Vasco precisa de um verdadeiro milagre para permanecer na primeira divisão para a próxima temporada. E tal milagre não parece estar sequer próximo de aparecer, já que o Cruzmaltino está no meio de sua pior sequência neste Campeonato Brasileiro. São oito jogos sem vencer – sete derrotas (cinco seguidas) e um empate.
A marca de oito jogos sem vencer já havia ocorrido neste Brasileiro. E foi justamente nas oito primeiras rodadas, quando acumulou cinco derrotas e três empates. Números, portanto, superiores ao atual. Além da pontuação, outros detalhes chama a atenção.
O último gol marcado pelo Vasco neste Brasileiro ocorreu contra o Palmeiras, no dia 26 de julho. Na oportunidade, Riascos fez o gol de honra na goleada por 4 a 1 em São Januário. Desde então já se passaram 40 dias (até o duelo contra o Atlético-MG, no sábado) ou sete jogos na competição.
Já a última vitória tem mais tempo ainda. Ocorreu contra o Fluminense, por 2 a 1, no Maracanã, no dia 19 de julho. Andrezinho e John Cley fizeram os gols do triunfo.
"A situação é difícil, é complicada, mas se entregar jamais. Porque ainda estamos vivos, respirando. Não tenha dúvida que foi um jogo em que deixamos muito a desejar, precisamos de atitude para mudar, atitude de homem, realmente de atletas que vencem nas suas vidas. A gente tem tanta experiência, a gente tem visto tanta gente superando tantos problemas e precisamos agora dessa reação. Precisamos ter reação muito rápida para que a gente sonhe com dias melhores", disse Jorginho.
Com a goleada, o Vasco se mantém com apenas 13 pontos na última colocação do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino volta a campo no sábado, quando receberá o Atlético-MG, no Maracanã.