Faltando um mês e seis dias para a final da Copa Libertadores da América, Flamengo e Palmeiras já têm definidos seus uniformes para a grande decisão. Os cariocas jogarão com seu fardamento número dois, majoritariamente na cor branca, enquanto os paulistas usarão o tradicional verde. Mas e os vascaínos? O que usarão para secar o maior rival em mais uma decisão? A resposta vem da cidade de Ascurra, no interior de Santa Catarina: a camisa #Elesnão ou Vasmeiras!
A criação é do empresário Michel Jaque, que também foi responsável pela camisa 'Rivasco', que uniu Vasco e River Plate para a decisão da Libertadores de 2019. Ele espera agora aproveitar que as torcidas de Vasco e Palmeiras possuem uma longa tradição de amizade, que remonta à Copa Rio de 1951, quando os dois times foram os representantes brasileiros no torneio internacional e os torcedores formaram o laço de apoio mútuo.
“Tradicionalmente as torcidas de Vasco e Palmeiras são amigas, sempre se juntam. Então, pensando nisso, resolvemos investir na ideia novamente. Em 2019, quando criamos a Rivasco, tomou uma grande proporção após divulgação na internet e vendemos em torno de mil unidades”, disse.
Mas ao mesmo tempo em que espera boas vendas do manto cruzmaltino-alviverde, o empresário torce para que a aliança entre as equipes não prospere quando a bola rolar. Isso porque o catarinense Michel Jaque é torcedor fanático do Flamengo. E mais que isso, está de malas prontas para ir a Montevidéu torcer in loco pelo tricampeonato rubro-negro.
“Vou confessar que sou flamenguista. Aqui na região de Blumenau tem muito flamenguista. Quando tem título do Flamengo, fecha a avenida principal e é muita festa. A desse ano não devo ver, porque vou para o Uruguai ver a decisão. Já estou com tudo pronto, são 16 horas de carro. Acho que o Flamengo é favorito, mas futebol é 11 contra 11”, afirmou.
Esta não é a primeira vez que Flamengo e Vasco estão envolvidos em criações de camisas para secar o rival. A primeira vez ocorreu em 1998, quando a torcida do Flamengo criou a 'Flamadrid' para torcer contra o Vasco na decisão do Mundial daquele ano, secação que deu certo. Em 2000, foi a vez da 'Flamanchester', também em alusão ao Mundial. O Vasco venceu os ingleses, mas perdeu a final para o Corinthians. Na final da Libertadores de 2008 teve a camisa da 'Liga Dos Urubus', para torcer para a LDU, campeã em cima do Fluminense.
Vendas iniciais decepcionam
Apesar das boas vendas realizadas há dois anos, o empresário Michel Jaque não está tão empolgado com os números iniciais da nova camisa. Por enquanto a procura tem sido baixa. Ele atribui a isso o fato de o Flamengo ser franco favorito na decisão e as duas torcidas estarem reticentes quanto à possibilidade de título palmeirense.
“Não estou muito animado, não. Os números têm sido médios agora no início. Acho que os próprios torcedores não têm tanta confiança para essa decisão. Eles veem o Flamengo muito superior, mais perto do título. Contra o River ainda havia uma empolgação de que os argentinos pudessem ganhar. Pode ser que agora em novembro, com o jogo próximo, aumente. Tomara”, torce o empresário.
A quem interessar comprar a camisa Vasmeiras, as vendas estão sendo realizadas somente na internet. O preço da unidade custa R$ 59, mais o valor de frete, que varia de acordo com cada região. Os tamanhos variam de PP a EXGG. O link para o produto é esse: https://bityli.com/gGndDq.
Torcedores empolgados
No que depender da galera do Gigante da Colina, o mês de novembro será de lucro para o empresário. O servidor Marcio Couto, que está só esperando o pagamento do salário no início do próximo mês para comprar seu manto, se autodenomina vascaíno raiz, aquele que, segundo ele, torce contra o Flamengo até em jogo de purrinha.
“Com certeza comprarei essa camisa, porque essa união vem de anos. Em 1982, na final do Estadual, após cinco anos sendo vice, apareceu uma bandeira do Palmeiras no meio da TOV (Torcida Organizada do Vasco) e deu sorte, pois quebramos o tabu com gol do Marquinhos (1 a 0 sobre o Flamengo). E também comprarei essa camisa, principalmente, porque meu time é ‘torcer contra o Flamengo’. Depois eu sou Vasco”, afirmou.