Em entrevista concedida ao jornalista Thiago Veras, da Rádio Manchete, o empresário do zagueiro Dedé, Fred Souza, confirmou a existência de sondagens pelo jogador, porém descartou qualquer tipo de negociação com o Genoa, entre outros clubes:
De concreto não tem nada. O que aconteceu foi que tive um bate papo, já que tenho um relacionamento muito forte na Itália e surgiu o nome do Dedé na conversa onde foi solicitado os valores e o clube mostrou-se interessado, porém não há nada oficial. O Dedé vem sendo especulados por vários clubes na Europa. Isso se iniciou no ano passado,c om o interesse do Bayer Leverkusen nele, o Benfica, e agora surgiu clubes da Itália e Espanha, porém não há nada definido. Essa é apenas uma sondagem, uma especulação da imprensa italiana. Por enquanto não tem nada e o Dedé continua no Vasco, por enquanto.\"
O campeonato do Dedé, no Campeonato Brasileiro, em 2010, valorizou ainda mais o atleta?
Com certeza. Isso é uma exposição mundial muito grande. Afinal, o Brasil, pelo que em passando, com Copa do Mundo, Olimpíada, Ronaldinho Gaúcho voltando, Ronaldo Fenômeno, etc. O mundo do futebol já prestava a atenção no Brasil, depois dessas vertentes acaba que tem notícia todos os dias. Isso ajuda, com certeza. Mas o Dedé conseguiu isso pelo campeonato que ele fez e pela qualidade que ele mostrou. Entretanto, ele deve continuar mostrando isso para chegar a seleção brasileira, já que ele tem sonho disso e tem condições de chegar. O intuito do próprio jogador é permanecer no Brasil e ele acredita que será mais visto pelo treinador da seleção aqui no Brasil, do que caso ele sair.
Jogador permanecer no Brasil ou se transferir.
Independente deu ter o direitos do jogador, deixo sempre a critério dele. Na Coreia, a gente levou a proposta para ele e eram valores consideráveis, mas ele teve a consciência de que ele teria que continuar no Brasil para conseguir chegar a seleção brasileira. Ele tomou a decisão acertada com a gente e foi considerado a revelação. Sobre o Genoa, a Itália é um centro muito importante. É um campeonato muito disputado, mas acho que o Brasil vem sendo mais vitrine que o futebol italiano, mas não menosprezando. É um clube de médio para grande, mas para aparecer, o Brasil seria o mais adequado. O atleta tem sonhos de ir para a Europa, mas claro que quando chegar algo oficial o jogador tem que ver e pesar. Hoje existe apenas especulações. Não tem nada oficial. Nem levamos isso para o atleta. Queremos ele concentrando na pré-temporada, se concentrando no Campeonato Carioca e no momento o que a gente quer é isso. Não queremos a saída do Dedé, mas a janela do mercado está aberta e temos que estar preparados para qualquer coisa. Entretanto, hoje a chance de sair é zero.
Por Jessica Corais (twitter: @jessicacorais).