Destaque do Vasco na Copa São Paulo de Futebol Júnior no início do ano, Lucas Santos foi promovido aos profissionais na reta final do Campeonato Carioca e virou a grande esperança da torcida para a temporada 2019. Porém, o jovem não rendeu o esperado quando teve oportunidades e acabou perdendo espaço com a chegada de Vanderlei Luxemburgo.
Para reforçar o time sub-20 nas finais do Campeonato Carioca, o Vasco resolveu descer com o jogador e, desde então, ele não retornou mais aos profissionais. A comissão técnica considera que é preciso ganhar mais experiência e o Brasileirão da categoria é uma ótima oportunidade.
- Houve um consenso que ele precisa pegar mais experiência. O Brasileiro Sub-20 terá muitas rodadas e será bom para isso, além de reforçar a equipe - disse uma pessoa ligada ao departamento de futebol.
O campeonato será disputado pelos 20 clubes melhores colocados no Ranking Nacional. Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno único no sistema de pontos corridos e os oito melhores avançam. Ou seja, serão pelo menos 19 jogos. Na estreia, o Vasco venceu o Internacional por 2 a 0. Na próxima quinta-feira, o time visita o Grêmio, no Estádio Airton Ferreira da Silva, Eldoraldo do Sul-RS.
Títulos de Lucas Santos na base do Vasco
2012- Campeonato Carioca sub-13
2013- Taça Guanabara sub-15
2013- Copa da Amizade Brasil-Japão sub-15
2013- Campeonato Carioca sub-15
2015- Taça Guanabara sub-17
2015- Campeonato Carioca sub-17
2017- Taça Guanabara sub-20
2017- Taça Rio sub-20
2017- Campeonato Carioca sub-20
2019- Taça Guanabara
Vasco aguarda nova proposta do CSKA
Mesmo não rendendo o esperado na equipe de cima, Lucas Santos segue em alta no mercado, principalmente pelo que mostrou ao liderar o Vasco no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
O CSKA, da Rússia, voltou a mostrar interesse no jogador e prepara nova proposta ao Vasco. Em fevereiro, o negócio quase saiu. A diretoria chegou a acordar a transferência por 5,5 milhões de euros (cerca de R$ 23,8 milhões), mas não houve acordo quanto ao percentual que manteria dos direitos econômicos - a oferta era de 10%.
Em abril, Lucas Santos renovou com o Vasco até 2022. Seu último jogo foi no dia 24 de abril, contra o Santos, pela Copa do Brasil. Ao todo, disputou nove partidas pelos profissionais neste ano.