Ao contrário das últimas três temporadas, quando precisou fazer reformulações completas no futebol, o Vasco chegará ao fim do ano com uma base montada. Obviamente um eventual rebaixamento teria impacto no elenco, mas hoje a maioria dos titulares tem contratos longos e deve permanecer em 2024. Há, no entanto, situações em aberto a serem resolvidas daqui até dezembro.
Em entrevista ao ge, no quadro "Abre Aspas", o presidente Jorge Salgado disse que esse será um dos legados da sua gestão:
- Ano que vem a gente já tem uma base de time, vamos contratar pontualmente dois, três ou quatro jogadores. Não vai ter que mandar 18 embora e contratar 18. Eu fiz isso duas vezes, é um caos.
Nove jogadores do atual elenco têm vínculo apenas até o fim do ano. Entre eles há titulares, jogadores que pouco têm jogado e alguns emprestados. O Vasco, por ora, tenta manter o planejamento para o ano que vem em segundo plano. A prioridade total no momento é escapar do rebaixamento. Mas é possível vislumbrar alguns cenários. Abaixo o ge explica caso a caso.
Emprestados
O Vasco tem cinco jogadores emprestados com contrato até dezembro: Ivan, Robson, Paulo Henrique, Praxedes e Sebastián.
Praxedes
Entre os emprestados, é o que vem jogando com maior regularidade. É titular de Ramón Díaz e tem ajudado na campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro.
Se quiser manter o meia de 21 anos para a próxima temporada, no entanto, o Vasco terá de abrir o bolso. No acordo com o Bragantino, ficou estipulada a opção de compra fixada em 5 milhões de euros, cerca de R$ 26,1 milhões, por 70% dos direitos econômicos de Praxedes.
Ivan
Ivan é bem avaliado internamente, é visto como um goleiro de muito potencial, mas pouco jogou na temporada. Tanto que ele passou longe de atingir a meta que obrigaria o Vasco a comprá-lo. Seriam 30 jogos, mas ele entrou em campo em apenas três partidas, a última em fevereiro.
O Vasco gostaria de mantê-lo no elenco, mas hoje o cenário mais provável é que Ivan vá para outro clube onde tenha mais espaço. Detentor dos direitos econômicos, o Corinthians também tinha a expectativa que o goleiro atingisse a meta, o que não ocorreu.
Sebastián
Indicação de Ramón Díaz, Sebastían ainda não se firmou. Ele está emprestado pelo Dynamo Houston, dos Estados Unidos, até dezembro.
O paraguaio tem sido bastante aproveitado por Ramón no decorrer dos jogos, mas ainda não fez gols. Sua permanência em 2024 dependerá de uma avaliação da comissão técnica e das condições do negócio. Mas precisa render mais para ficar.
Robson
Entre altos e baixos ao longo da temporada, Robson vinha sendo titular com Ramón Díaz, improvisado na lateral direita, antes de se lesionar.
No contrato com o Nice, da França, ficou estabelecido que o Vasco tem a opção de compra caso queira ficar com o zagueiro. Os valores não foram revelados.
Paulo Henrique
Pouco aproveitado ao longo do ano, entrou apenas cinco vezes em campo e deve retornar ao Atlético-MG. No acordo de empréstimo não houve meta estipulada ou preço fixado pelo Galo.
Contrato até dezembro
Maicon
Tem contrato até o fim do ano, com possibilidade de renovação por mais uma temporada em caso de metas atingidas. Apesar de não ser titular, tem sido muito aproveitado e tido atuações seguras. É uma das lideranças do elenco e deve seguir no Vasco.
Alex Teixeira
A relação entre Vasco e Alex Teixeira vive seus últimos momentos. Há um ano e meio no clube, o atacante não conseguiu corresponder e deve procurar novos ares na próxima temporada. O camisa 7 praticamente não tem sido aproveitado pela comissão técnica de Ramón Díaz.
Zé Gabriel
Encostado no início da temporada, Zé Gabriel recuperou espaço e hoje é titular com Ramón Diáz. Em 31 de dezembro ele ficará livre no mercado, e sua permanência passará por uma avaliação da comissão técnica. Hoje está mais perto da renovação.
Gabriel Dias
Há duas temporadas no Vasco, Gabriel Dias conviveu com lesões e pouco jogou. É outro que deve deixar o clube após o Campeonato Brasileiro. Próximo do retorno após a última lesão, terá os últimos jogos da temporada para provar que pode ficar.