Na reta final da Série B, quase todas partidas ganham cara de decisão. O confronto entre Vasco e Sport, no entanto, domingo, às 16h, na Ilha do Retiro, vai além. Há muita coisa em jogo para os dois os dois times. Para o clube carioca pode significar encaminhar o acesso ou ver a água chegar ao pescoço.
Embora clubes como Sampaio Corrêa e Ituano ainda estejam na briga, é o Sport, hoje, o principal concorrente do Vasco pelo acesso. Uma vitória no domingo significaria afastar a equipe pernambucana da briga. Em caso de derrota, no entanto, o Leão alcançará a equipe de Jorginho na tabela.
Não será uma missão fácil. O Sport vai muito bem jogando em casa. Tem 82% de aproveitamento como mandante e venceu seus últimos seis jogos no Recife. O Vasco, por sua vez, interrompeu no jogo contra o Operário, em Ponta Grossa-PR, uma sequência de oito derrotas como visitante.
Abaixo listamos os possíveis cenários após o jogo de domingo.
Vitória do Vasco
- Uma vitória na Ilha do Retiro não garantirá o acesso, mas deixará o Vasco muito próximo dele. A três rodadas do fim da Série B, o time carioca abriria seis pontos para Sport e Sampaio Corrêa e praticamente tiraria os concorrentes da disputa.
- A diferença para o quinto colocado dependeria do Ituano, que enfrenta o Criciúma fora de casa. No pior cenário, em caso de vitória da equipe paulista, ainda haveria uma confortável distância de quatro pontos, sendo que o Vasco tem duas vitórias a mais.
- Além disso, em caso de vitória, o Vasco subiria ao menos uma posição na tabela, uma vez que Grêmio e Bahia, segundo e terceiro colocados, respectivamente, se enfrentam no domingo, em Porto Alegre. Caso empatem, o Vasco saltará para segundo se conseguir três pontos no Recife.
- A vitória na Ilha do Retiro ainda abriria a possibilidade de o Vasco garantir o acesso na rodada seguinte, diante do Criciúma, no dia 22, em São Januário.
Empate na Ilha do Retiro
- Não é o melhor cenário, mas ficaria de bom tamanho para o Vasco. O time manteria três pontos de distância para o Sport e quatro para o Sampaio Corrêa, com dois jogos em casa pela frente.
- Em caso de empate seria bom torcer por um tropeço do Ituano contra o Criciúma, uma vez que a equipe paulista poderia diminuir para dois pontos a diferença se vencer no Heriberto Hülse.
- Ficaria, no entanto, na quarta colocação e não alcançaria Bahia ou Grêmio, independentemente do resultado em Porto Alegre. Além disso, seria matematicamente impossível garantir o acesso na próxima rodada contra o Criciúma.
Derrota no Recife
- Dificilmente o Vasco deixará o G-4 por conta da diferença de oito gols de saldo (11 a 3), neste momento. Para tomar a quarta colocação no domingo, o Sport teria de golear por 5 a 0. Ainda assim uma derrota simples deixaria o Vasco em situação desconfortável.
- O clube pernambucano chegaria aos mesmos 55 pontos do Vasco, com o mesmo número de vitórias (15). A favor, o time carioca teria apenas o fato de fazer mais dois jogos em casa. Sport, depois de domingo, jogará apenas mais uma vez na Ilha do Retiro.
- Uma derrota do Vasco no domingo também traria para disputa outros times como Sampaio Corrêa e Ituano.