Natural de Belford Roxo-RJ e fã de Ronaldo Fenômeno, o jovem Wiliam Barbio começou a investir no futebol aos 13 anos de idade, quando levado pelo treinador \"Ronaldinho\" iniciou sua trajetória no Nova Iguaçu, clube que defendeu até julho de 2011.
Na equipe laranja, o garoto se sagrou artilheiro do Campeonato Carioca juvenil em 2009 e foi um dos grandes destaques do OPG de Juniores em 2010. Atacante de força e que atua pelos lados do campo, Barbio chegou ao profissional em 2010 e foi um dos grandes destaques do Nova Iguaçu na Série B do Campeonato Carioca. No ano seguinte também mostrou o seu valor. Logo no início do Estadual, o \"cabeludo\" brilhou contra o Vasco (marcou um gol) e quase acabou com a festa do Flamengo de Ronaldinho Gaúcho, que estreava no Engenhão.
As boas atuações fizeram com que Wiliam, atualmente com 19 anos, despertasse o interesse do Vasco, que após acertar a contratação de Diogo Silva, também do Nova Iguaçu, decidiu investir na aquisição do promissor garoto.
Apesar de não ter entrado em campo durante a campanha cruzmaltina no Brasileiro e na Sul-Americana em 2011, Barbio conta com a confiança de membros da diretoria e da comissão técnica do clube, que acreditam em seu potencial e apostam em seu sucesso. A maior prova disso é a recente renovação de contrato, que antes terminava no final de 2011 e agora só se encerra em 2016.
É com essa grande aposta do Gigante da Colina para 2012 que o SuperVasco.com bateu um papo. Nele, Wiliam faz um balanço do seu primeiro ano com a camisa cruzmaltina, projeta o futuro e diz que quer fazer uma história bonita com a camisa do Vasco.
Confira abaixo a entrevista co Wiliam Barbio:
Você despertou o interesse do Vasco após brilhar contra o Cruzmaltino numa partida do Campeonato Carioca, que terminou com vitória da sua ex-equipe, o Nova Iguaçu. Daquela data até agora muitos meses se passaram e por conta disso gostaria de saber: o que mudou na sua desde aquele dia?
\"Muitas pessoas começaram a falar comigo, mas não deixo isso subir pela cabeça, eu continuo sendo o mesmo porque só com humildade e muito trabalho para poder chegar aonde desejo, quero crescer muito aqui no Vasco\".
O Vasco acertou sua contratação no mês de julho de 2011, mas até o exato momento você não entrou em campo com a camisa do cruzmaltino. Como você avalia sua passagem pelo Vasco até o momento?
\"Uma passagem muito boa, estou em um elenco que busca títulos. É um grupo muito forte e não joguei por ser banco do Éder Luis que é um grande jogador e pra mim foi muito bom por eu ser novo e consegui aprender bastante, pois todos os jogadores estavam dispostos em ajudar e a ensinar a todo instante\".