Diante da completa reformulação que faz em seu elenco para a temporada 2023, quando disputa a elite do futebol brasileiro novamente, o Vasco da Gama foi ao mercado em busca de um técnico de destaque, com uma filosofia de jogo ofensiva, que recupere as características do time que tanto já encantou o seu torcedor nos tempos áureos.
Maurício Barbieri foi o escolhido da vez, pela forma como os seus times se portam, pela habilidade em lidar com promessas e toda a experiência adquirida no Red Bull Bragantino. O nome, inicialmente, agradou os vascaínos, apesar de muitos terem esperado um estrangeiro.
Diante do River Plate, na terça-feira (17), o time fez a sua estreia na Florida Tour, mas o time de Barbieri deixou o campo com uma derrota amarga por 3 a 0. Uma estreia para ser esquecida pelo treinador vascaíno.
Apesar de ainda contar com o apoio da torcida, que compreende o início de temporada, em que o time ainda demanda tempo para se ajustar, as críticas se fizeram presentes, sobretudo por algumas escolhas do técnico.
“Simplesmente os caras têm o Barco no banco e o Vasco com o Gabriel Pec de titular. Como vou cobrar algo do Barbieri? O Bracks precisa dar material humano para o cara, e não são só um ou dois reforços não. Tem que chegar muita gente ainda. Não tem elenco, não tem nada”, criticou um torcedor cruzmaltino.
Vasco fazendo uma marcação alta pressionando muito quando perde a bola. Marca registrada do Barbieri.
— News Almirante (@NewsAlmirantee) January 18, 2023
Talvez seja cedo de trazer algum diagnóstico, mas o Vasco de Barbieri dá indícios de que será um time que joga e deixa jogar.
— NewsColina (@newscolina) January 18, 2023
Vai produzir ofensivamente, mas também vai deixar espaços para o adversário jogar.
Existe alguma justificativa plausível para que o Nenê, no auge de seus 41 anos, seja um dos poucos titulares a jogar pelos 90 minutos?
— O Almirante (@OAlmirante_) January 18, 2023
Independente de ser pré temporada, foi uma escolha sem fundamento algum do Barbieri. pic.twitter.com/aRYYHPyXIG
Não adianta colocar a mão no rosto, Barbieri.
— Wesley Curty (@wesley_curty) January 18, 2023
Ninguém sai impune deixando o Nenê 90 minutos em campo, entrando com Miranda e Zé Gabriel, botando algumas figuras do ano passado que não deveriam nem ter permanecido.
Ao Bracks, só confirma a defasagem defensiva nessa montagem.