ESPECIAL: 1 ANO DA CONQUISTA - COPA DO BRASIL 2011
Há exatamente 1 ano, o Club de Regatas Vasco da Gama sagrava-se campeão da Copa do Brasil e retomava o caminho da disputa por títulos no cenário nacional e internacional.
Após 8 anos sem uma conquista de primeira divisão, o Vasco começou o ano de 2011 com a pior campanha de sua história e sequer participou das semi-finais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Com confusões entre elenco, diretoria e jogadores, Carlos Alberto e o técnico PC Gusmão deixaram o clube e o craque Felipe, um dois herois da futura conquista, quase também foi embora de São Januário após ser afastado do elenco.
Procurando a reabilitação na temporada, o Vasco apresenta o técnico Ricardo Gomes no dia 2 de fevereiro e, apesar de uma derrota na primeira partida com o novo comando, o cruz-maltino começava a traçar uma das mais belas temporadas dos anos 2000.
>
Com uma campanha com 5 vitórias, 5 empates e 1 derrota, o Gigante da Colina consagrou-se campeão da Copa do Brasil. Confira as partidas até o título:
A primeira partida da grande final foi realizada no Estádio de São Januário e, com o \"Caldeirão\" lotado, o Vasco venceu por 1x0 com gol do atacante Alecsandro. Com este resultado, o Gigante da Colina precisaria de apenas um empate ou uma derrota com 1 gol de diferença a partir de 2x1.
CORITIBA 3X2 VASCO - 08/06/2011
A segunda batalha foi um dos jogos mais emocionantes do ano. Com a vantagem inicial por ter vencido o primeiro confronto, o Vasco não se acomodou e logo marcou com o atacante Alecsandro. Porém, após a virada do Coritiba com gols de Bill e David, os vascaínos, mesmo ainda tendo a vantagem no placar geral, só conseguiram se acalmar após o gol de Éder Luís, um dos melhores em campo. Willian botou o Coxa em vantagem novamente com um golaço, mas o elenco cruz-maltino resistiu e, com o regulamento embaixo do braço, tornou-se campeão da Copa do Brasil de 2011.
Com o título do campeonato, o Vasco foi o primeiro brasileiro classificado para a disputa da Taça Libertadores da América de 2012 e continuou no resgate do orgulho dos torcedores vascaínos.
RECEPÇÃO NO RIO DE JANEIRO
Após o jogo do título no Couto Pereira, em Curitiba, o elenco vascaíno retornou ao Rio de Janeiro e, no caminho à festa que estava sendo organizada em São Januário, teve a companhia de milhares de vascaínos que seguiram com os jogadores até à Colina Histórica lotada com mais de 20 mil felizes torcedores representando todos os cruz-maltinos de norte-sul deste Brasil.