Entramos na reta final deste especial em homenagem aos 15 anos da histórica conquista do Campeonato Brasileiro de 1997. Nesta semana, homenagearemos os dois jogos mais marcantes deste título, a goleada de 4 a 1 sobre o Flamengo e a grande final contra o Palmeiras, no Maracanã. Além disso, teremos a edição especial da VascoTV nesta quinta (20/12) e na próxima (27), com entrevistas exclusivas com os destaques da conquista.
Uma das mais importantes características do time do Vasco em 1997 era uma vontade incrível de vencer, a qual não deixava o time esmorecer em nenhum momento das partidas. Por conta disso, os vascaínos daquele elenco campeão estavam no mesmo ritmo cantado pelas arquibancadas, e provaram que o Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor.
Contra o São Paulo, em São Januário, o Gigante da Colina conquistou sua primeira vitória e mostrou seu poder de reação. Dodô abriu o placar com um golaço para os paulistas, mas os vascaínos viraram o jogo no fim, com um gol de Pedrinho.
Outra virada aconteceu no duelo entre Vasco e Paraná, pouco antes do cruz-maltino assumir a liderança da competição. O time do sul saiu na frente, mas levou quatro gols na etapa final, sendo dois de Edmundo, o capitão do rolo compressor da Colina.
Perto do fim da primeira fase, o Gigante da Colina mostrou seu poder de reação fora de casa. No Couto Pereira, o Coritiba saiu na frente com Cléber. Mas com 3 gols do Edmundo, o cruz-maltino venceu mais uma vez de virada no Brasileirão.
Já na segunda fase, a Portuguesa, equipe mais surpreendente daquele Brasileirão, foi ao Maracanã encarar o Vasco. E logo no primeiro minuto saiu na frente, com gol de Rodrigo Fabri. Mas o Time da Virada mostrou sua força e, com gols de Juninho e Edmundo, fez 2 a 1 e seguiu a caminhada rumo ao título.