Na briga pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, Vasco (em terceiro lugar) e Palmeiras (em sexto) lutam contra um incômodo jejum. As duas equipes não sabem o que é conquistar um título há quatro anos.
O pior disso tudo é que essas torcidas estão vendo seus rivais conquistarem seguidos títulos. A última conquista do Vasco foi o Campeonato Carioca de 2003. Naquele ano, o Gigante da Colina derrotou o Fluminense na final e teve Petkovic como grande destaque. O apoiador sérvio fez oito gols na competição, dois a menos do que o atacante Fábio Bala, do Flu, principal artilheiro da competição.
Flamengo, Fluminense e Botafogo já faturaram estaduais depois disso e a dupla Fla-Flu ainda levou uma Copa do Brasil cada. O time de São Januário disputou 15 competições e o máximo que conseguiu foi chegar às finais do Carioca de 2004 e da Copa do Brasil de 2006, mas em ambas foi derrotado pelo urubu.
A torcida do Palmeiras também não tem tido motivos para comemorar. O último título do clube foi o Campeonato Brasileiro da Série B em 2003. Os comandados de Jair Picerni tiveram o melhor ataque da competição com 80 gols marcados. Vágner Love foi o destaque do time e o artilheiro da Série B com 19 gols. De lá para cá, o time paulista disputou 11 competições.
O jejum é ainda maior quando se trata de campeonatos estaduais. O Verdão não fatura um título paulista desde 1996, quando fez uma campanha fantástica e somou 83 pontos em 30 jogos, tendo a incrível marca de 102 gols a favor. Para piorar a situação do Palmeiras, os três principais rivais paulistas conquistaram pelo menos uma vez o Brasileirão e o São Paulo venceu a Libertadores e o Mundial em 2005.
Das equipes da Primeira Divisão, só o Juventude vive um jejum maior. A equipe de Caxias do Sul faturou seu último título em 1999, quando venceu o Botafogo na final da Copa do Brasil. Já em campeonatos estaduais, a última conquista foi em 1998, vencendo o Grêmio.
O colunista do LANCE!, Roberto Assaf, opinou sobre essa escassez de conquistas de Vasco e Palmeiras. Segundo ele, os problemas das equipes são diferentes. Sobre o Vasco, o comentarista acredita que a centralização do poder nas mãos de Eurico Miranda, presidente interino do clube, é a principal dificuldade.
- É difícil explicar, mas talvez esse seja o grande problema do Vasco. Parece que ele é que sabe tudo o que está certo e errado. As pessoas não podem decidir muito além dele. Ele acha que está tudo perfeito quando não está. O Eurico teve uma trajetória muito vencedora, mas a fonte secou - afirmou.
Quanto ao Palmeiras, Assaf acredita que a falta de continuidade seja um fator complicador.
- O Palmeiras é um clube muito conturbado sob o aspecto político. Há uma ansiedade de se formar grandes times e com isso vai se trocando jogadores e treinadores com muita freqüência. Eu não consigo lembrar uma escalação do Palmeiras há muito tempo. Tirando aquele time que ganhou a Copa dos Campeões em 2000, não consigo lembrar de nenhum outro - disse.
Confira a última conquista dos times que disputam o Campeonato Brasileiro:
Time Campeonato Ano
América-RN Potiguar 2003
Atlético-MG Mineiro 2007
Atlético-PR Paranaense 2005
Botafogo Carioca 2006
Corinthians Brasileiro 2005
Cruzeiro Mineiro 2006
Figueirense Catarinense 2006
Flamengo Carioca 2007
Fluminense Copa do Brasil 2007
Goiás Goiano 2006
Grêmio Gaúcho 2007
Internacional Recopa Sul-Americana 2007
Juventude Copa do Brasil 1999
Náutico Pernambucano 2004
Palmeiras Série B do Brasileiro 2003
Paraná Paranaense 2006
São Paulo Brasileiro 2006
Santos Paulista 2007
Sport Pernambucano 2007
Vasco Carioca 2003