Clubes estáveis, com bons elencos, bons técnicos e jogadores que desequilibram. Essas foram em geral as justificativas utilizadas por comentaristas ao apontarem Cruzeiro e Santos como favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, que terá início neste sábado. O time de Neymar chega à competição com o status de único brasileiro vivo na Libertadores e com um título paulista recém-conquistado. A equipe mineira, que também foi campeã estadual no último fim de semana, fez a melhor campanha na primeira fase do torneio continental e caiu em seguida, mas não perdeu o prestígio.
A convite do GLOBOESPORTE.COM, nove especialistas de vários cantos do país aceitaram a missão de elaborar uma tabela, mostrando como imaginam que ficaria a classificação do campeonato após a última rodada, do primeiro ao último colocado. É um desafio e tanto, dado o equilíbrio entre os times e as mudanças que a maioria sofre ao longo da competição.
- Uma coisa é observar o atual momento das equipes, perceber tendências, analisar os elencos e apontar possibilidades. Outra é determinar como acabará uma competição que nem começou. Até tentei ler isso no resto do macarrão, na borra de café, conversei com a água na bacia, no prato, na pia, na caneca, fiz o ritual do copo, psicografei o Polvo
sem sucesso. Meus poderes psíquicos são insuficientes. Então usei o método que me pareceu mais eficaz nessa tentativa: sorteio. Escrevi o nome dos times em pedacinhos de papel e fiz um sorteio. E qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência - brinca o comentarista Bob Faria, único a não apontar Cruzeiro ou Santos como campeão, preferindo o Inter.
Com os nove palpites, elaboramos uma classificação geral. Funciona da seguinte maneira: o primeiro colocado recebe 20 pontos, o segundo, 19, o terceiro, 18, e assim por diante, até o vigésimo, que leva um ponto. O critério de desempate é a favor daquele que tiver recebido a melhor classificação. Deu Cruzeiro em primeiro lugar, com o Santos logo atrás. O Inter completa o pódio, seguido por São Paulo e pela dupla Fla-Flu. Veja ao final do texto os palpites de cada jornalista e a classificação final.
Para o colunista do jornal \"O Globo\" Renato Maurício Prado, o Cruzeiro leva vantagem em função de o Santos ainda estar disputando a Taça Libertadores:
- Considero Santos e Cruzeiro os melhores times do Brasil. Os campeões paulistas, entretanto, estarão divididos entre a Libertadores e o início do Brasileiro, o que pode lhes custar pontos preciosos. Caso sejam os campeões das Américas, o problema se estenderá para a reta final do nosso campeonato, momento em que a turma da Vila Belmiro começará a pensar no Mundial de Clubes - basta lembrar processo bem semelhante vivido pelo Internacional, no ano passado. Por isso, meu favorito para o título é o Cruzeiro. Mas se o Santos cair na Libertadores...
Já o apresentador do \"Globo Esporte\" de São Paulo, Tiago Leifert, aposta na equipe comandada pelo tetracampeão Muricy Ramalho, que acumula três título pelo São Paulo e um pelo Fluminense:
- O Santos tem os dois jogadores mais talentosos do país (Neymar e Ganso). E também tem o treinador mais vitorioso. Por isso, tem tudo para dar certo.
Na zona da degola, houve quase um consenso entre os jornalistas: Bahia, América-MG, Figueirense e Atlético-GO foram os mais citados entre os possíveis rebaixados. Mas Botafogo, Avaí, Atlético-PR e Ceará também marcam indesejada presença em algumas listas.
Confira abaixo os palpites dos comentaristas e a classificação final: