Apesar de cobiçado, o zagueiro Joaquim não deixará o Santos. Após o interesse de alguns clubes, a diretoria alvinegra entrou em contato com os representantes do defensor para comunicar que está decidida a manter o jogador na Vila Belmiro. Desta forma, o técnico Fábio Carille iniciará a temporada ciente de que terá sete atletas para o setor. Cinco deles já brigam pela titularidade na pré-temporada visando a estreia do Campeonato Paulista.
Atualmente, Carille trabalha para encontrar a melhor dupla de zaga entre o próprio Joaquim, Gil, Messias, Luiz Felipe e João Basso, que foi reintegrado na última quarta-feira (10) após receber uma proposta e aceitar reduzir os seus vencimentos mensais.
Além deles, o treinador terá à disposição o jovem e promissor Jair, que iniciou, nesta semana, um período de fortalecimento muscular, enquanto Alex segue se recuperando de uma cirurgia no tornozelo esquerdo após lesão sofrida ainda no ano passado.
Aumentar o sarrafo nos treinamentos
Inicialmente, o número de sete zagueiros para disputar duas vagas chama a atenção. Ocorre que o Santos quer corrigir um problema vivido em 2023, que foi a fragilidade do seu sistema defensivo. O Peixe terminou o Campeonato Brasileiro com 64 gols sofridos em 38 jogos e a terceira pior defesa da competição.
Foram 21 rodadas consecutivas sofrendo gols e com ausências por lesões e suspensões.
Com todas as opções à disposição, a intenção é elevar o sarrafo pela titularidade nos treinamentos, reduzir os prejuízos por desfalques e mesclar experiência, conhecimento em Série B e juventude. Mais do que isso: disponibilizar ao treinador jogadores para as diferentes características de adversários que a equipe enfrentar.
Primeiro teste será no jogo-treino de sábado
A primeira pista de qual dupla de zaga irá iniciar a temporada será dada no jogo-treino de sábado (13), às 10h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, contra o Oeste. O confronto será disputado com portões fechados e será o único desafio do Santos antes da estreia no Campeonato Paulista.
O Santos começa a sua trajetória no Estadual no próximo dia 20, às 18 horas (horário de Brasília), contra o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O Peixe está no Grupo A da competição ao lado de Ituano, Portuguesa e Santo André.
Quem são os 31 jogadores do Santos?
Falta uma peça para fechar o elenco do Santos
Com 13 contratações sacramentadas, o coordenador de futebol do Santos, Alexandre Gallo, entende que está a uma peça de fechar o elenco para o início dos compromissos de 2024. O alvo buscado no mercado é um goleiro para disputar a posição com João Paulo, que foi o único remanescente da posição após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, uma vez que Vladimir, Paulo Mazoti e Diógenes foram colocados para treinar separadamente e estão liberados para procurar clube.