O bacalhau teve gosto amargo para Vampeta e cia. Sem dificuldades, o Vasco venceu o Corinthians por 2 a 0, nesta quinta-feira, em São Januário. Os gols foram marcados por Wágner Diniz e Enílton. A vitória, além de alegrar a torcida que lotou a Colina Histórica, serviu como resposta às provocações do volante corintiano, que, durante a semana, afirmou que os três pontos contra o rival carioca já estavam garantidos.
Com o resultado, o time comandado por Celso Roth recuperou a terceira colocação, com 30 pontos, e segue na caçada a São Paulo e Botafogo. Já o Timão segue na zona de rebaixamento, com 20 pontos, na 17 posição.
Apesar da diferença entre as campanhas das duas equipes, a partida começou equilibrada. A forte marcação no meio-de-campo dificultou as ações e a bola ficou muito presa entre as intermediárias. O Vasco, como tem sido freqüente neste campeonato, priorizou as jogadas pela direita, aproveitando a boa fase de Wagner Diniz. Já o Corinthians preferiu jogar mais fechado à espera do melhor momento de contra-atacar.
Com o apoio da torcida, o Gigante da Colina logo passou a ter o domínio do jogo. Mesmo sem exercer muita pressão, as chances começaram a ser criadas. Aos 20 minutos, Perdigão apertou na marcação e conseguiu roubar uma bola perto da área do adversário. O volante errou o passe, mas Alan Kardec, não. O atacante tocou com carinho para Leandro Amaral. De primeira, o artilheiro pegou na bola com estilo, mas o chute foi para fora.
O gol vascaíno já estava maduro. Aos 23 minutos, Wagner Diniz abriu o placar. O lateral-direito carregou desde a intermediária e, perto da grande área, puxou para a perna esquerda e bateu. A bola ainda desviou em Fabio Ferreira antes de entrar.
Depois de ficar atrás no placar, o Corinthians passou a buscar mais o ataque. Entretanto, as poucas vezes em que levou perigo para o time de São Januário foi por causa dos momentos de insegurança da defesa adversária. No lance mais bonito pelo lado dos paulistas, Clodoaldo, aos 36 minutos, deu um belo chapéu em Vilson e chutou em cima de Silvio Luiz, que defendeu. Porém, mesmo se marcasse, a jogada de craque de nada valeria, já que o árbitro Sérgio da Silva Carvalho anotou um toque de mão do atacante.
O segundo tempo começou com o time da casa disposto a ampliar a vantagem. Depois de rondar insistentemente a área do Corinthians, o Vasco fez a alegria da torcida mais uma vez. Aos dez minutos, Leandro Amaral descolou bom passe para Enílton. O atacante, que entrou no intervalo no lugar do machucado Alan Kardec, dominou, ganhou do marcador e fez seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina.
O golpe sofrido logo no início da segunda etapa tornou a missão corintiana de virar a partida ainda mais difícil. As mudanças feitas pelo técnico Paulo César Carpegiani não surtiram muito efeito e em nenhum momento o time do Parque São Jorge pareceu capaz de esboçar uma reação.
Do outro lado, o ataque do Vasco continuou com liberdade para jogar. As chances de marcar o terceiro surgiram, dessa vez pelo lado esquerdo. Aos 31 minutos, Guilherme subiu com categoria e mandou uma bomba para o gol. Felipe, com dificuldades, espalmou para escanteio. Aos 41, Leandro Amaral perdeu mais uma oportunidade para os vascaínos. Nada capaz, porém, de diminuir a festa em São Januário, em que os gritos de olé foram o ritmo da noite.
Na próxima rodada, o Gigante da Colina enfrenta o Paraná, no domingo, em Curitiba. No mesmo dia o Corinthians receberá o Grêmio, no Pacaembu.
FICHA TÉCNICA:
VASCO 2 X 0 CORINTHIANS
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 9/8/2007 - 20h30min (de Brasília)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Eremilson Xavier Macedo (DF)
Renda/público: R$ 151.270,00 / 17.386 pagantes
Cartões amarelos: Jorge Luiz (VAS); Zelão, Eduardo Ratinho, Fábio Ferreira (COR)
GOLS: Wagner Diniz, 23\"/1ºT (1-0); Enílton, 10\"/2ºT (2-0)
VASCO: Sílvio Luiz, Jorge Luiz, Júlio Santos e Vilson (Roberto Lopes - 28\"/2ºT); Wagner Diniz, Amaral, Perdigão, Conca e Guilherme (Eduardo - 37\"/2ºT); Leandro Amaral e Alan Kardec (Enílton - Intervalo). Técnico: Celso Roth.
CORINTHIANS: Felipe, Edson (Eduardo Ratinho - 7\"/2º), Fábio Ferreira, Zelão e Carlão; Ricardinho, Vampeta, Gustavo Nery (Carlos Alberto - 38\"/2ºT) e Willian; Éverton Santos (Bruno Bonfim - 13\"/2ºT) e Clodoaldo. Técnico: Paulo César Carpegiani.