Foi publicada no Diário Oficial da União de ontem a sanção da presidente Dilma Rousseff da medida provisória 502, que autoriza o repasse de cerca de R$ 40 milhões aos clubes esportivos.
Este valor representa 0,5% do repasse feito pelas loterias federais ao Ministério do Esporte anualmente. A verba será repassada à CBC (Confederação Brasileira de Clubes), sediada em Campinas.
Há pelo menos dois anos a entidade pressionava ministério e Congresso para que também fosse beneficiada com dinheiro público, por representar as associações que formam atletas olímpicos.
Conta com o apoio de Vasco, Flamengo, Fluminense, Corinthians, Sogipa-RS, União-RS, Minas e Pinheiros, integrantes do Confao (Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos).
Agora, a CBC aguarda a regulamentação da lei para anunciar como distribuirá a verba. \"Queremos fazer nos moldes da lei de incentivo do ministério\", disse Arialdo Boscolo, presidente da CBC.
Antonio Moreno Neto, presidente do Pinheiros, afirmou que a verba será pulverizada. \"Temos uma visão altruísta e queremos que haja mais clubes formadores de atletas olímpicos\", disse.
A medida provisória 502 também criou a categoria \"pódio\" e \"base\" no programa Bolsa Atleta, para atletas olímpicos e paraolímpicos.