Foi sancionada nesta quinta-feira pelo prefeito Eduardo Paes a lei que torna o Estádio de São Januário, do Vasco, patrimônio histórico do Rio de Janeiro. O projeto de lei, de autoria dos vereadores Tarcísio Motta (PSOL), Paulo Pinheiro (PSOL) e Renato Cinco (PSOL), foi aprovada em março e reconhece a Colina Histórica como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o município. A lei pro publicada no Diário Oficial desta quinta.
De acordo com o Vasco, em nota publicada em março, quando a lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores, essa honraria não afetará o planejamento de reforma do estádio, que contempla a preservação da fachada atual.
– São Januário é considerado um dos locais mais importantes do esporte brasileiro, cuja a importância transcende a parte esportiva, tendo em vista toda a história do clube na luta contra o racismo e todas as manifestações sociais ocorridas no histórico estádio. Nas décadas de 30 e 40, o então Presidente da República Getúlio Vargas, costumava arrastar multidões para seus comícios no estádio. Além disso, em 1945 a Colina Histórica recebeu o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, vencido naquele ano pela Portela – publicou o Vasco ao divulgar a aprovação do projeto de lei.