A estréia do Vasco no Campeonato Carioca, neste domingo, não foi como os torcedores esperavam. Mesmo jogando melhor, o time foi surpreendido e perdeu por 2 a 1 para o Madureira, em São Januário. O gols foram marcados por Muriqui (dois), ex-vascaíno, e Abuda. Desta forma, o Gigante da Colina é o único dos grandes que não venceu na primeira rodada. O resultado deixa o Tricolor suburbano com três pontos e os cruzmaltinos com zero. A torcida não poupou o time e vaiou muito.
Na próxima rodada, quarta-feira, às 21h45m, os vascaínos terão pela frente o Americano, também em São Januário. Já o Tricolor suburbano, na quinta, às 16h, enfrenta o Cabofriense no Conselheiro Galvão.
Time da Colina vai para cima
Empurrado pela torcida, o Vasco iniciou a partida sufocando o Madureira, que, assustado só se defendia. Logo aos quatro minutos, Alan Kardec invadiu a área e chutou rasteiro, o goleiro Renan se esticou e salvou com os pés. Os vascaínos continuaram em cima, mas, apesar do maior volume de jogo, tinham dificuldades de criar chances claras. O lance de maior brilho individual na primeira etapa foi do atacante Alex Teixeira. Aos 29 minutos, a revelação cruzmaltina entortou o zagueiro Paulo César dentro da área, mas, na hora do chute, finalizou em cima do goleiro.
O Tricolor suburbano se limitou a tentativas frustradas de ataque em jogadas individuais, principalmente com o atacante Muriqui. A chance mais clara de gol do Vasco aconteceu no último minuto do primeiro tempo. Aos 45, Wagner Diniz cruzou da direita, Alan Kardec se esticou e, de cabeça, acertou o travessão. A bola sobrou para Beto, que chutou e obrigou o goleiro Renan a fazer uma boa defesa.
Muriqui faz a diferença
A segunda etapa começou das mesma forma que terminou a primeira, com o donos da casa buscando o ataque. Explorando as subidas do lateral-direito Wagner Diniz, o time criou boas oportunidades, como aos nove minutos, como Alex Teixeira. O atacante dominou dentro da área e chutou rasteiro, Renan conseguiu evitar o gol. O castigo veio rápido, um minuto depois. Tiago defendeu dois chutes, a bola sobrou para Muriqui, que, na linha da pequena área, tocou para o fundo da rede, 1 a 0.
O Vasco se lançou ao ataque em busca do gol de empate. Aos 15, um lance polêmico. Em jogada com Paulo Roberto, Wagner Diniz caiu dentro da área e pediu pênalti. O árbitro mandou o lance seguir. Das arquibancadas, a torcida não parou de incentivar o time: "O Vasco é o time da virada" e, claro, "Ah, é Edmundo". O gol de empate saiu somente aos 35. Alex Teixeira fez jogada pela direita, cruzou na segunda trave e Abuda empurrou para dentro, bem posicionado, 1 a 1. Antes do gol, os torcedores já hostilizavam a diretoria e pediam a contratação de reforços.
Superior fisicamente, o Madureira conseguiu o gol da vitória logo depois, aos 38 minutos. Muriqui passou por Jonílson e fuzilou o goleiro Tiago, 2 a 1.