O clássico Vasco x Flamengo do último domingo(06/04) foi cercado de polêmicas, como críticas à arbitragem de ambos os lados e pronunciamentos dos presidentes dos dois clubes. Uma nova polêmica surgiu nesta segunda-feira, como a declaração da esposa do árbitro do próximo jogo, Marcelo de Lima Henrique, que afirmou que o Vasco já é vice-campeão. O presidente do Conselho de Beneméritos, Eurico Miranda, comentou o episódio e diz que pressão externa aos árbitros só atrapalha:
“Não se pode falar especificamente sem ver tudo o que envolve a situação. O Vasco vem sendo prejudicado sistematicamente, e deve-se levar em consideração que o prejuízo que o Vasco teve contra o Flamengo ocorreu duas vezes com o árbitro Péricles Bassols no Campeonato Brasileiro, nada tem a ver com o Carioca e há um erro brutal que está influenciando muito, que é o negócio da influência externa. Lances de televisão que estão repercutindo estão causando um problema sério e inegavelmente no jogo contra o Flamengo o grande prejuízo do Vasco foi não ter o jogador para o próximo jogo, e eu entendo que não é esse tipo de pressão, de que os árbitros não prestam e a Federação está contra, que vai ajudar. Conheço o Marcelo de Lima Henrique, acho que ele é competente, talvez o melhor árbitro do Brasil, ele tem que ficar absolutamente alheio a toda essa situação. Na partida contra o Fluminense, ele não quis saber da pressão dos jogadores, nem externa, apitou o jogo dele.”
Eurico acredita em isenção na arbitragem de Marcelo de Lima Henrique, apesar das reclamações, e confia no título do Vasco:
“Tenho a convicção de que o Marcelo de Lima Henrique vai apitar a partida com absoluta isenção, e apitando assim irá ganhar o melhor. O problema é que não podemos fazer pressão e depois as coisas irão contra, isso de não querer que árbitro apite só influencia negativamente. Não vou dizer que tenho certeza, só tenho certeza da morte, mas creio em 99,9% de chances que o Marcelo vai apitar bem e o Vasco vai ganhar", frisou Eurico à Rádio Tupi.
Por: Cesar Augusto Mota