Segundo fontes do AmigosVascainos.com, o ex-presidente e Grande Benemérito Eurico Miranda será candidato a presidência do Conselho de Beneméritos em janeiro de 2010. A eleição acontecerá normalmente, já que o mandato dos atuais presidente e vice-presidente, começou em janeiro de 2007 (na ocasião foram reeleitos por unanimidade) e a ação na justiça que cancelou as eleições em 2006 não alcançou o Conselho de Beneméritos, pois tem suas eleições completamente desvinculada a dos outros poderes do Clube.
Segundo o que nos foi informado Eurico tem grande influência sobre tal Conselho e fácil convívio com a grande maioria dos 183 membros votantes do Conselho de Beneméritos (vale ressaltar que apenas os Beneméritos e Grandes Beneméritos votam nessa eleição).
Pessoas que convivem com o Grande Benemérito Eurico Miranda já dão sua eleição como certa, a possibilidade foi levada a ele por alguns membros deste conselho, próximos ao ex-presidente. Eurico analisou e ao que parece viu na presidência do Conselho de Beneméritos um bom caminho para continuar ajudando o Vasco, sem estar gerindo o clube, inclusive o ex-presidente já declarou por várias vezes que não pretende se candidatar a nenhum cargo de direção na parte administrativa do clube.
O atual presidente do Conselho de Beneméritos, Carlos Alberto Martins Cavalheiro, poderia surgir como empecilho para tal, mas Cavalheiro, nas últimas décadas, apoiou Eurico em todas as eleições, sendo o ex-presidente recíproco e o apoiando também para as candidaturas no Conselho de Beneméritos e por isso, ao que parece, Cavalheiro não disputará com Eurico esta eleição, até por que o tual presidente do Conselho já tem mais de dez anos no cargo.
Com isso, a possibilidade da candidatura de Eurico nas eleições de 2011 (ou 2012, dependendo se ocorrerá eleições ainda nesse ano) para a pesidência ou como vice-presidente administrativo está vetada, pois estatutariamente um membro da diretoria de um poder não pode fazer parte da dietoria de outro poder.
Nesse horizonte, nas próximas eleições, sai de cena um dos maiores expoentes da vida política vascaína, que participou das eleições para diretoria administrativa, nos últimos trinta anos, é claro, Eurico Miranda apoiará alguma chapa, mas com certeza a sua ausência será sentida.
Agradecemos ao leitor Lucas Galvão Cruz pelo envio da matéria.