A inauguração da estátua é apenas a coroação de um projeto. Desde que Romário decidiu prolongar sua carreira à busca do gol 1.000, o Vasco foi seu fiel aliado. Na manhã de ontem, era visível a felicidade do presidente Eurico Miranda (foto) ao ver concretizada a idéia de imortalizar o Baixinho no histórico gramado da Colina. Só que o dirigente ainda tem projetos maiores para o craque de quem tem profunda admiração.
Na cerimônia de inauguração, Eurico teve a chance de mostrar toda sua reverência.
\"Essa camisa é tua. E eu quero te ver sempre assim, junto do time. Porque não tem nada de aposentadoria. Você vai voltar a jogar e vai ser campeão brasileiro junto com esse time\", disse.
Foi no Vasco que, em 2000, o já veterano Romário conquistou seu, por enquanto, único título nacional. Da mesma maneira, desacreditado, o Baixinho foi artilheiro do Brasileiro de 2005, com 39 anos.
Com o projeto do milésimo gol, a descrença não foi menor. Satisfeito com a realização do sonho, Eurico Miranda fez questão de ressaltar que o sucesso de Romário é uma questão de berço.
\"Adoram dizer que o Romário não é vascaíno, mas o que importa é que a dona Lita é Vasco. Queria agradecer a ela, que nunca deixou de acreditar no milésimo gol\", disse.
Da mesma maneira, as emocionadas lágrimas de Romário deixavam evidente sua satisfação com a nova homenagem. Antes da estátua, o Baixinho já podia se orgulhar de ter a sua camisa 11 imortalizada no clube.