Futebol

Evolução e invencibilidade pós-Copa animam Vasco na busca por liderança

A vitória por 2 a 0 sobre o líder da Série B, Ceará, no último sábado, animou de vez o Vasco em busca da primeira posição da competição. Além do triunfo em São Januário que deixou o Cruzmaltino empatado em pontos com o time cearense, os comandados se mostram empolgados com a invencibilidade de 18 jogos e o crescimento da equipe após a Copa do Mundo.

Contando com os resultados pela Copa do Brasil, o Vasco não perde uma partida há quase quatro meses. O último revés cruzmaltino aconteceu no dia 26 de abril, diante do Luverdense, fora de casa. Esta foi também a única derrota da equipe em toda a disputa da Série B. Além disso, o time de São Januário perdeu apenas três duelos neste ano, sendo os outros dois pelo Carioca.

O Cruzmaltino, porém, não vinha conseguindo aproveitar essa longa invencibilidade para subir na tabela da Série B. Tudo porque, antes das quatro vitórias seguidas pela competição, o Vasco empatou seis jogos e venceu apenas quatro partidas. O técnico Adilson Batista chegou até mesmo a admitir que estava preocupado com o excesso de empates após o 1 a 1 com o América-RN, no dia 19 de julho, pela 12ª rodada da competição.

"São 18 jogos [de invencibilidade], porque tem a Copa do Brasil também. Esse momento foi construído com entrega, bom ambiente, seriedade, as cobranças que sempre existiram e a qualidade dos jogadores. Contra o Ceará, vi um time seguro, com qualidade, mas jogando sério e se entregando também", analisou o técnico Adilson Batista.

A virada no aproveitamento do Vasco veio principalmente após a Copa do Mundo. Com o retorno de jogadores que estavam lesionados, o Cruzmaltino decolou na Série B, com cinco vitórias em sete jogos, a mais importante delas na tarde do último sábado, contra o Ceará, em São Januário.

"[A sequência positiva] é o que vinhamos buscando. Antes da Copa do Mundo tivemos vários jogadores fora por contusão. Depois da Copa, eles voltaram e agora estão sendo importantes nesta nossa evolução. Encontramos o espírito e o caminho", ressaltou o meia Douglas à Rádio Globo.

O atacante Kléber reiterou o discurso de Douglas. O autor do primeiro gol do Vasco contra o Ceará vê o time pronto até mesmo para enfrentar as grandes equipes do futebol brasileiro no momento na Copa do Brasil.

"O time está numa crescente. Esperamos que continue assim, nosso time tem muita qualidade. Não vejo ninguém acima do Vasco, vejo nosso time capaz de jogar de igual pra igual com qualquer time do Brasil. Vamos buscar a Copa do Brasil", complementou Kléber à Rádio Globo.

Com a chance de assumir a liderança até mesmo com um empate em caso de uma derrota do Ceará para o ABC, o Vasco enfrenta o Vila Nova fora de casa na próxima terça-feira, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Fonte: UOL Esporte
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165