Um dos profissionais mais vitoriosos do futebol brasileiro, Abel Braga anunciou a aposentadoria como técnico de futebol. Em entrevista ao “Globo Esporte”, revelada nesta quarta-feira, ele explicou o motivo da decisão.
“Todo mundo reclama do número de jogos, que é muito grande. Não só o corpo, o mental também. Mas eu não estava aguentando mais esse número de viagens”, explicou Abel Braga.
Isso, contudo, não é um adeus do futebol. Abel Braga confirmou que quer seguir uma outra função no meio e por em prática tudo o que aprendeu com sua vasta experiência.
“Não quero ser executivo, não quero ser diretor técnico, quero ser coordenador técnico. Não quero fazer negociações, por exemplo. Eu posso colocar em prática tudo que aprendi. Quero dar respaldo para o técnico, para a comissão técnica e para os jogadores. Se o comportamento de um jogador não está condizente com aquilo que se espera dele, para quê o treinador vai lá se desgastar? Sou eu”, contou o agora ex-treinador.
Abel Braga iniciou a carreira de técnico profissional no Rio Ave, de Portugal, em 1985. Depois da passagem pela Europa, retornou ao Brasil onde treinou vários times, com destaque para os quatro grandes do Rio e o Internacional. Ele também conquistou títulos importantes, como o Mundial, a Libertadores (2x), a Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Brasileirão.