A primeira temporada de Arthur Salles na Europa terminou com saldo positivo. O atacante de 19 anos, vendido pelo Vasco ao Grupo City em agosto de 2021, foi o artilheiro do Lommel SK na segunda divisão da Bélgica. Ao todo, foram oito gols pela equipe.
O Lommel terminou o torneio em sexto lugar e não conseguiu subir para a elite da Bélgica. O clube pertence ao portfólio montado pelos donos do Manchester City e costuma ser o primeiro passo dos jovens contratados pelo grupo na Europa.
- Desde quando cheguei aqui na Bélgica, trabalhei duro e me dediquei muito para alcançar esses números. Estou feliz que estou conseguindo melhorar a cada dia meu rendimento no profissional. Sempre confiei no meu trabalho, fico feliz pelas coisas estarem dando certo e a bola estar entrando - disse Arthur, em entrevista ao ge.
Em sua primeira experiência na Europa, Arthur teve a ajuda de outros brasileiros do Lommel. O elenco conta com o lateral-esquerdo Caio Roque, ex-Flamengo, e o volante Diego Rosa, ex-Grêmio. Depois de Arthur, ainda chegou o atacante Cauê, proveniente do Corinthians.
- A relação é boa, nos damos muito bem. Me identifiquei muito com eles, pode ser pela facilidade da língua. O Cauê que chegou um pouco depois, mas já o integramos no grupo dos brasileiros e temos uma relação muito boa - contou Arthur.
Arthur Sales na temporada 2021/2022 pelo Lommel SK:
19 jogos;
8 gols marcados (artilheiro da equipe);
2 assistências (4º do time);
0,52 participação em gol por jogo;
1 gol a cada 126,9 minutos;
30 finalizações (3º do time);
50% de finalizações certas (Líder do time e 3º da liga);
55.22% de dribles certos (3º do time);
28 faltas sofridas (3º do time).
Começo em grande estilo ajuda na adaptação
Em campo, a adaptação do atacante foi rápida. Em seu primeiro jogo como titular, Arthur marcou dois gols. O estilo de futebol na Bélgica é diferente, mas o garoto acredita que isso tem o ajudado a evoluir como atleta.
- Aqui estou tendo uma cobrança tática muito grande para cumprir as funções que a comissão nos pede. Mas acredito que aprendi muito e aprimorei muito minha parte tática e meu posicionamento em campo. No Lommel, já joguei como primeiro atacante, segundo atacante e ponta-direita. Acredito que hoje me sinto mais experiente e reforcei meu posicionamento em campo para ajudar meus companheiros.
Uma das principais promessas da base do Vasco, Arthur Sales foi vendido por 3 milhões de euros. Ele chegou a São Januário em 2016, após ser aprovado em uma peneira do clube. Foi promovido ao time profissional em 2021, após se firmar como artilheiro do sub-20. Na equipe de cima, foram apenas 10 jogos antes de ser negociado.
Ainda assim, Arthur acredita que tomou a decisão correta ao fechar com o Lommel.
- Deixar seu país de origem é sempre uma decisão difícil. Família, amigos, língua, tudo conta. Mas hoje sei que foi um passo na direção certa, foi a melhor coisa para minha carreira e para aprimorar o meu futebol. Não me arrependo de nada. Estou muito feliz e com muitas metas para alcançar nas próximas temporadas - completou o atacante.