Clayton é o terceiro jogador com mais gols no campeonato Português, com 17 marcados, e o maior goleador disparado do time, com 13
Clayton Silva está vivendo grande fase no Rio Ave com recentes conquistas individuais. Em fevereiro, foi eleito o melhor atacante do Campeonato Português e escolhido o melhor jogador da equipe no mês seguinte. Na briga pela artilharia da competição, ele está emprestado pelo Vasco até o dia 30 de junho deste ano.
— É um reconhecimento importante, mas vencer é o que vale de verdade para mim. Saber que meu trabalho tem contribuído para os resultados do time é gratificante e me motiva a querer mais. Quero seguir trabalhando forte, porque sei que ainda posso evoluir muito. Espero continuar ajudando o Rio Ave e dando alegrias à nossa torcida — celebrou o jogador.
Clayton soma 13 gols em 25 jogos da atual temporada, sendo nove tentos a mais do que Tiago Morais, o segundo colocado na lista de artilheiros do Rio Ave. Pela Liga Portuguesa, ocupa a terceira posição entre os maiores goleadores, atrás apenas de Samu Omorodion (15) e Viktor Gyökeres (30).
O centroavante de 25 anos chegou ao Vasco no início de 2024 em um empréstimo, como o nono reforço para a temporada passada. Clayton deixou o Casa Pia com um contrato de cinco anos e que garantia a obrigação do time carioca de comprar o atleta em janeiro do ano seguinte.
O centroavante não conseguiu se firmar no elenco, atuou em oito partidas e não chegou a contribuir com gols ou assistências. Em agosto do mesmo ano, foi emprestado ao Rio Ave.
Natural de Belo Horizonte, Clayton iniciou a carreira profissional no Juventude. Passou por equipes como Guarany de Sobral-CE, Globo-RN, Vila Nova-GO e Coritiba, até assinar com o Casa Pia, clube em que ficou por duas temporadas.