O torcedor do Vasco da Gama que atualmente vê os goleiros Michel Alves, Diogo Silva e Alessandro penarem na situação extremamente delicada da equipe no Campeonato Brasileiro deve sentir saudade dos tempos em que Hélton defendia as redes cruz-maltinas. Aos 35 anos, o arqueiro, líder do Campeonato Português com o Porto, foi um dos destaques da vitória por 3 a 1 sobre o Sporting, no último domingo.
O desempenho no clássico fez com que Hélton fosse elogiado pelo ex-goleiro português Vítor Baía, em declaração ao jornal “O Jogo”. O ex-jogador afirmou que o arqueiro do Porto foi fundamental para a vitória, porque deu tranquilidade à equipe. No jornal “A Bola”, ele também teve sua importância destacada, exaltada por sua “classe e elasticidade”. Hélton se mostrou lisonjeado com os elogios e disse que o time está no caminho certo para o título nacional.
– Fico muito feliz pelos elogios, principalmente os do Vítor Baía, que é um ídolo português e entende o meu trabalho. Ele foi um grande goleiro. Eu só tento ajudar o Porto da melhor maneira possível. O clássico foi muito difícil, mas conseguimos nos impor e vencer. Defendi chutes difíceis do Piris e do Capel. Foram as mais complicadas da partida, porque poderíamos ter sofrido o empate, quando estávamos vencendo por 2 a 1 – disse Hélton.
O Porto é o líder da competição, com 22 pontos. Benfica e Sporting vêm em seguida, com cinco a menos. Nas últimas oito temporadas, Hélton foi sete vezes campeão português com o Porto. No Vasco, o goleiro fez parte de dois dos títulos mais importantes da história do clube: o Campeonato Brasileiro de 2000 e a Mercosul do mesmo ano.