Futebol

Ex-vice de futebol analisa atual Vasco e diz o que fazer para sair da crise

Ex-vice presidente de futebol e pessoa bastante influente na política do Vasco, José Hamilton Mandarino, em conversa com a Super Rádio Brasil, analisou o atual momento do clube e diz que a situação vivida hoje é semelhante a de 2008, ano do rebaixamento:

“Nós estamos vivendo um drama de uma situação muito parecida em 2008. Quando se está nessa situação, curiosamente, tudo dá certo dá certo para o adversário e muito pouca coisa dá certo para quem está buscando o resultado, no caso do Vasco. Os gols do adversário são sempre feitos, as oportunidades aproveitadas e as situações mais fáceis são desperdiçadas. Por que? A equipe se abate com a pressão demasiada, com a tensão na busca de um resultado, e isso eu vi muito de perto em 2008, infelizmente isso está acontecendo hoje. Ontem mesmo, na derrota para o Goiás, as chances que tivemos não foram aproveitadas, já o adversário, com uma precisão quase absoluta, aproveitou as oportunidades que teve, as coisas vão acontecendo muito dentro dessa linha de conduta.”

Mandarino aproveitou e disse qual a solução para o clube sair da crise:

“O que se tem que fazer? Num momento como esse, buscar todas as forças possíveis. Vejo o Dorival Júnior muito isolado, muito sozinho nessa empreitada. A equipe naturalmente se ressentindo de resultados adversos e da necessidade urgentíssima de buscar um resultado positivo. Nesse momento, todos aqueles ali  que estão mais próximos devem tentar dar incentivos maiores possíveis, apoio psicológico, forças para os jogadores e o próprio Dorival possam reagir a todas essas adversidades. Não tem outra receita, o conjunto de jogadores que o Vasco conta é aquele, o técnico é o Dorival Júnior, as cartas estão na mesa, não há o que se inventar absolutamente nada a essa altura. É fazer um esforço para se tentar obter os resultados que ainda são possíveis nesse restante de campeonato.”

Além do apoio psicológico, Mandarino afirma que sistema defensivo precisa ser corrigido:

“No esporte coletivo há uma máxima que diz primeiro se defende e depois se ataca. Nós temos tido uma demonstração muito clara disso nesse Campeonato Brasileiro, as equipes estão mais do que niveladas. É verdade que o Cruzeiro é o primeiro colocado, mas a partir daí, todas as equipes muito próximas e em cada jogo há dificuldade, as partidas são decididas por um lapso, por um momento. Nesse instante, é reforçar nosso sistema defensivo, que está levando gols por desatenção, falta de proteção. Tentar montar um sistema defensivo o melhor possível, as próximas partidas são decisivas, jogaremos contra o Botafogo, a Ponte Preta e o Coritiba. Chegou ao ponto absolutamente decisivo da permanência ou não do nosso clube na 1ª divisão. Deve-se reagir, e sem abatimento maior, há chance de nos recuperarmos.”

Por: Cesar Augusto Mota

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150