No dia em que o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, comemora 71 anos, nesta quarta-feira (16), a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, Suderj, inaugura o Espaço Suderj Memória. Um local, de visitação gratuita, destinado aos apaixonados pela história do esporte. A exposição está montada na sede administrativa da instituição, no Centro do Rio. O Presidente da SUDERJ, Adriano Santos relata a importância do exposição.
Um dos destaque da inauguração foi a mostra “A Arte de Dirceu”, em homenagem ao jogador multicampeão que atuou pelo Botafogo, Fluminense, Vasco, Seleção Brasileira e futebol europeu. O auge da carreira do ex-atleta foi na Copa da Argentina, em 1978. Na ocasião, Dirceu foi considerado o terceiro melhor jogador de toda a competição e o melhor brasileiro em campo. A viúva de Dirceu, Vânia Guimarães, conversou com o repórter Mateus Mesquita, e relembrou momentos marcantes da carreira do marido.
Fotos históricas como a do milésimo gol de Pelé, contra o Vasco, no Maracanã, e da seleção de 1958, primeira equipe brasileira a conquistar a Copa do Mundo da Fifa; a placa de inauguração do Maracanã – recentemente restaurada; o busto em homenagem a Ari Barroso; camisas de ídolos do futebol e uniformes de atletas de diferentes esportes são alguns dos destaques do acervo do Suderj Memória que estarão em exposição.
Para visitação gratuita do espaço – necessário agendamento prévio -, o interessado deve encaminhar email para: suderjmemoria@suderj.rj.gov.br.
Outras informações podem ser obtidas pelo: 21 979720802.
As visitas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, nos seguintes horários: 10h30 às 11h30, 14h às 15h e 15h30 às 16h30.
O Suderj Memória fica na sede administrativa da instituição: Av. Presidente Vargas, 409, 22° andar, Centro – Rio de Janeiro.