No Vasco desde abril, o técnico Celso Roth formou o seu time titular aos poucos. Muita coisa mudou nestes quatro meses de trabalho. Em alguns casos, o treinador sequer teve participação, como nas saídas dos meias Abedi e Renato e do atacante André Dias, que deixaram o clube há pouco tempo.
O maior indício de que a gangorra do Gigante da Colina se mexeu é a volta de Conca ao time titular. O argentino chegou até a ficar fora do banco de reservas. Porém, retornou à equipe em grande estilo e, com a lesão de Morais, tem sido o principal armador.
Outro que recuperou prestígio com o técnico foi o zagueiro Dudar. Com a vinda do comandante, ele logo perdeu espaço para Júlio Santos. Quando Roth passou a usar o esquema com três defensores, o hermano voltou ao time. Por falar na zaga, Jorge Luiz está em alta e ganhou a braçadeira de capitão. Por outro lado, Fábio Braz foi rebaixado para o Expressinho.
Houve mudanças também na lateral. Wagner Diniz pegou de volta sua vaga e colocou Thiago Maciel no banco. No lado esquerdo, a briga é boa. Guilherme começou o Brasileirão na equipe titular. Apesar do bom desempenho, ele saiu para a entrada de Rubens Júnior. Roth justifica sua opção:
- Guilherme tem 19 anos e passa por um processo didático esportivo. Ele ainda tem alguns problemas de marcação. Ganhamos a experiência de Rubens Júnior e, quando precisamos, a vitalidade de Guilherme.
O Vasco estreou no Brasileiro com Silvio Luiz; Thiago Maciel, Jorge Luiz, Júlio Santos e Guilherme; Roberto Lopes, Amaral, Renato e Morais; Alan Kardec e André Dias. O time que entrou em campo na última quarta-feira, contra o Internacional, tinha apenas quatro desses jogadores que participaram da primeira partida. O esquema também evoluiu. Passou do 4-4-2 para o 3-6-1 e, enfim, para o 3-5-2.
Confira a gangorra cruzmaltina:
Sobem
Jorge Luiz: É o capitão do time e tem total confiança do técnico
Conca: Reconquistou sua vaga e vem brilhando nos jogos
Perdigão: Chegou ao clube e virou titular logo no segundo jogo
Wagner Diniz: Voltou ao time titular e tem se destacado atuando como ala
Descem
Fábio Braz: Foi para o time B do Vasco
Guilherme: Perdeu a vaga para a experiência de Rubens Júnior
Roberto Lopes: Perdeu a posição para Perdigão