Qual torcedor do Vasco poderia imaginar que em 2006 o sistema defensivo não seria a principal dor de cabeça? Além de apresentar uma melhora considerável, a equipe cruzmaltina tem no zagueiro Fábio Braz o terceiro melhor ladrão de bola do Campeonato Brasileiro, na função de zagueiro-central.
De acordo com os números da empresa de estatísticas de futebol Footstats, o zagueiro Fábio Braz já desarmou seus adversários 144 vezes, sendo que, com eficiência, ele teve êxito em 122 oportunidades, média superior a 85%. Errou apenas 19 tentativas, com média de 13,5%.
Por partidas, a média de desarmes realizados por Fábio Braz é de 7,4%, a segunda melhor da competição até o momento.
Na sua frente estão os zagueiros Renato Silva, do Flamengo, com 157 desarmes - melhor média do Brasileirão, com 7,5% de aproveitamento - e Danilo, do Atlético Paranaense, líder do quesito, com 171 roubadas.
A melhora no sistema defensivo do Vasco pode ser considerado um grande feito. Afinal, durante toda a temporada de 2005 a equipe sofreu mais de cem gols e perdeu pontos preciosos no Brasileirão em razão de falhas, algumas vezes, consideradas infantis.
Nesta temporada, Fábio Braz foi titular em 43 das 54 partidas do Vasco, conquistando 18 vitórias, 16 empates e perdendo nove vezes.
Para o técnico Renato Gaúcho, a maior virtude apresentada pelo jogador foi não se incomodar com as críticas dirigidas à equipe, principalmente ao sistema defensivo durante a fase turbulenta da temporada do ano passado 2005. Na sua opinião, Fábio Braz soube trabalhar e conquistar o seu espaço e hoje tem o respeito de todos.
- Muitas conversas, orientação e calma foram necessárias. Eu tinha a mais absoluta certeza de que conseguiríamos encontrar uma maneira de fazer com que a defesa não ficasse tão vulnerável agora. Fábio Braz cresceu muito de produção e tem toda a minha confiança - elogiou o comandante cruzmaltino, que destacou o entrosamento de Fábio Braz com Jorge Luiz, seu companheiro na zaga do Vasco. - Os dois se entendem bem e são eficientes. Isso facilita o trabalho dos dois durante as partidas.