Futebol

Fágner diz que pretende cumprir contrato até 2012

Na véspera da partida contra o Santos, o clima de tensão dominou os semblantes no Vasco. Ontem, um dia após a vitória por 3 a 1 sobre o time de Neymar, São Januário respirou outros ares. Sorrisos e descontração, mas também a seriedade de Fágner que, junto com Eder Luis e Dedé — de fora da última partida —, é um dos destaques do Vasco na competição.

— O futebol permite emoções ao extremo. Às vezes, você é herói. No outro momento, é vilão. Em algumas partidas, você é os dois. O importante é acreditar no que está fazendo — explicou o lateral, que marcou o primeiro gol da vitória sobre o Santos.

A análise serve tanto para o Vasco, que teve alguns bons jogos que não terminaram em vitória, mas também para a carreira de Fágner. Revelado pelo Corinthians e com passagens por divisões de base da seleção, o lateral passou pelo PSV Eindhoven, da Holanda, antes de ir para São Januário em 2009. Na Série B, não chegou a ter longa sequência de bons jogos entre os titulares. Com seguidos problemas físicos, o jogador era visto com desconfiança pela torcida vascaína.

— No começo do campeonato, estava machucado e diziam que o Vasco precisava de contratação.

Eu fiquei quetinho, trabalhando — revelou Fágner, que dividiu com Jumar a missão de marcar Neymar, e com a expulsão do companheiro acabou sozinho na cola do menino prodígio. — Diziam que eu só sabia atacar, mas melhorei muito. O Dedé me ajuda. No jogo contra o Santos, o Cesinha falou muito comigo

Sem sombras na lateral Élder Granja foi contratado e, sem espaço entre os titulares, acabou emprestado ao Atlético-PR. Trazido do Cerro Porteño, o paraguaio Irrazábal não agradou. Max, que subiu dos juniores, está sendo aproveitado, mas do lado esquerdo, já que Ramon vive às voltas com lesões, assim como Ernani, que já está sendo relacionado no banco. Carlinhos não se firmou e Felipe não ficou satisfeito em ser escalado no setor.

Mas Fágner rejeita o rótulo de absoluto das laterais.

— Procuro nem pensar nisso.

Pode atrapalhar — garantiu o jogador, que, apesar do corpo todo tatuado, não leva o estereótipo de vida desregrada de roqueiros. — Quando um clube vai contratar alguém, procura saber se o jogador dá problemas. Procuro aproveitar meus momentos em casa, já que essa é uma profissão em que estamos sempre viajando.

PC Gusmão é absolvido

Mas se as boas atuações podem interessar clubes europeus, Fágner, de 21 anos, se adianta em tranquilizar os torcedores.

Com contrato até o final de 2012, espera cravar sua marca na história do clube: — Pretendo cumprir meu contrato e prorrogar. Quero ter conquistas. Se um dia for contratado, que seja bom para o clube também. Não estou sabendo de nenhuma oferta e prefiro nem saber nesse momento.

O técnico Paulo César Gusmão foi absolvido ontem pela expulsão contra o Atlético-MG.

Ele ainda será julgado pela expulsão contra o Internacional.

Na terça, os funcionários do Vasco receberam três meses de salários atrasados.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Cuiabá Cuiabá 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 22 (40,00%)
Empates 17 (30,91%)
Derrotas 16 (29,09%)
Total 55
Gols
Marcados 72 (51,80%)
Sofrido 67 (48,20%)
Total 139
Saldo 5
Cartões
Amarelos 140 (92,11%)
Vermelhos 12 (7,89%)
Total 152