A possível falta de identificação de alguns atletas com o clube é um obstáculo que a diretoria do Vasco analisa e tenta ultrapassar na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Pelo menos oito jogadores foram contratados este ano e encerram o vínculo no dia 31 de dezembro. A situação preocupa os cartolas, que cobram empenho do elenco a todo o momento em São Januário. A chegada do técnico Adilson Batista tem por objetivo justamente motivá-los no ato decisivo da temporada.
Inclusive, a questão já foi levantada no vestiário pelos mais experientes em reuniões recentes. Existe o temor dos dirigentes de que os "atletas sem vínculo" não tenham estímulo suficiente para ajudar ao máximo o Vasco a escapar do segundo rebaixamento em cinco anos.
O clube está novamente com um mês de atraso nos salários, mas os cartolas recusam-se a acreditar em interferências externas no desempenho da equipe. Dos oito jogadores com contrato no fim, apenas o lateral direito Fagner possui ligação antiga com o Vasco.
Além dele, Fillipe Soutto, Yotún, Pedro Ken, André, Willie, Francismar e Edmilson encerram seus contratos em 31 de dezembro. Com a situação do time indefinida na competição nacional, o planejamento para a próxima temporada ainda é um mistério, já que até o compromisso do novo treinador encerra-se no final de 2013.
Questionado sobre a situação desconfortável pela reportagem do UOL Esporte, o vice-presidente de futebol Ercolino de Lucca amenizou a questão. Porém, não deixou de fazer um alerta aos jogadores no momento delicado do Vasco.
"Todos os atletas precisam entender que ficarão marcados caso aconteça o rebaixamento. Isso é uma mancha para sempre na carreira. Acho que devem pensar de outra forma. É o momento de mostrarem empenho para que o Vasco também se esforce para permanecer com eles no próximo ano", afirmou o cartola vascaíno.
Com apenas 33 pontos, o Cruzmaltino está em 18º lugar e tem sete jogos pela frente para tentar livrar-se do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, o duelo será contra o Coritiba, às 19h30, no Moacyrzão, em Macaé.