O Vasco tem perdido a base de sua equipe que fez sucesso em 2011, conquistando a Copa do Brasil e o vicecampeonato Brasileiro, e que neste ano foi eliminado nas quartas de final da Copa Libertadores, aos 43 minutos do segundo tempo, para o Corinthians, que acabaria se sagrando o vencedor da competição. Os jogadores mais experientes e alguns dos pilares de cada setor, como Fernando Prass, Nilton, Juninho e Alecsandro, deixaram o clube, e Dedé, Carlos Alberto, Felipe e Eder Luis tem futuro indefinido, podendo deixar São Januário em breve. O volante Fellipe Bastos falou sobre a saída dos jogadores vascaínos, mas acredita na reposição feita pelo clube.
Juninho e Prass foram jogadores importantes nesses anos, nas boas campanhas do ano de 2011 (Copa do Brasil e Brasileirão). Esse ano a gente não fez um bom campeonato, pois o Vasco tem sempre que disputar títulos ou Libertadores. Eles vão fazer falta, mas acho que os jogadores que estão chegando podem suprir essa falta, declarou.
O Vasco já contratou oito atletas para a próxima temporada, são eles: Michel Alves, Elsinho, Thiaguinho, Sandro Silva, Fillipi Soutto, Pedro Ken, Zé Eduardo e Leonardo.