O Vasco estreia no Campeonato Carioca Feminino no domingo, contra o Rio São Paulo, às 15h, no CT Artsul. Depois de ser rebaixado no Brasileirão A2, a segunda divisão nacional, a equipe busca se recuperar no estadual. Carol Ladaga, uma das líderes do elenco, falou sobre a preparação para a competição.
- Estamos nos preparando bem, com muita dedicação, muita força nos treinos, e muito foco para o Carioca. Seguimos empenhadas para fazer uma boa estreia - destacou a lateral.
O Vasco passou por uma reformulação no Departamento de Futebol Feminino em agosto. Depois de ser rebaixado para a terceira divisão nacional, o clube afirmou em nota que o objetivo é voltar a ter a modalidade forte e vencedora. No entanto, a reformulação ainda não foi concluída. O motivo é a transição para a SAF, que está em andamento, já que os investimentos da 777 Partners também englobam o futebol feminino.
Do elenco principal, saíram 10 atletas: as goleiras Tati e Ju Ferreira, as zagueiras Araújo e Camila, as laterais Giovanna, Kaká e Luana, as meias Mabi e Raquel Rabello e a atacante Kelly. Como reforço, chegou a zagueira Nágela, que já foi campeã sul-americana Sub-20 e estava no Braga de Portugal. Muitas jogadoras do Vasco Sub-20 terão oportunidades enquanto novas atletas não chegam.
Na A2, a equipe estava no grupo do Bahia, Botafogo e Fluminense, e somou três empates e três derrotas, o que culminou na queda. Carol Ladaga, que foi um dos reforços da temporada, falou sobre como foi a campanha.
- Foi muito difícil a temporada no Brasileiro, triste, um sentimento de dever não cumprido. Mas, estamos recuperando a confiança nos treinos diários, ajudando uma a outra, nos preparando firme e forte e sempre mantendo o foco para que possamos fazer um bom campeonato carioca. Sabemos da importância de ir bem na competição, e vamos atrás desse objetivo. O foco é 100% no Carioca
Carol estava no Flamengo em 2021. A lateral-esquerda de 29 anos voltou ao Vasco depois de oito anos para a disputa do Brasileirão A2, mas chegou no meio da competição. Revelada no clube, a atleta contou sobre a felicidade em estar de volta ao seu clube formador.
- Jogar pelo Vasco é sempre uma honra e uma felicidade imensa. Vestir essa camisa tem seu peso e uma grande importância, e estar de volta ao clube onde iniciei minha carreira é sempre uma felicidade e um prestígio
Regulamento
O Carioca Feminino de 2022 será disputado por 14 times. As equipes se dividem em dois grupos, com sete em cada. O Vasco está no Grupo B, ao lado de América, Duque de Caxias, Flamengo, Flamengo, Pérolas Negras, Portuguesa e FC Rio de Janeiro. Todos esses times enfrentam os times do Grupo A, em turno único.
Ao fim da primeira fase, a Taça Guanabara, os oito primeiros clubes na classificação geral passam para as quartas de final, que coloca as equipes em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). Nas semifinais, os confrontos são de ida e volta, assim como na final.