A Copa Rio Feminina de 2023 começa neste sábado (18), com um duelo antecipado da terceira rodada entre Fluminense e Flamengo, no Estádio das Laranjeiras, às 15h (de Brasília). Esta é a primeira vez que a competição é disputada pela modalidade. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco se enfrentam em turno e returno, somando três rodadas em cada, no formato de pontos corridos. O time que acumular o maior número de pontos ao final dos dois turnos será o grande campeão.
Turno
(Sáb - 18/02 - antecipação da 3ª rodada do turno) - 15h - Fluminense x Flamengo - Laranjeiras
(Qua - 22/02 - antecipação da 2ª rodada do returno) - 15h - Flamengo x Botafogo - Gávea
1ª rodada:
Dom (05/03) - 15h - Fluminense x Botafogo - Laranjeiras
Dom (05/03) - 15h - Flamengo x Vasco - Gávea
2ª rodada:
Qua (08/03) - 15h - Vasco x Fluminense - Nivaldo Pereira
Qua (08/03) - 15h - Botafogo x Flamengo - Caio Martins
3ª rodada:
Sáb (11/03) - 15h - Vasco x Botafogo - Nivaldo Pereira
Returno
1ª rodada:
Sáb (18/03) - 15h - Botafogo x Fluminense - Caio Martins
Sáb (18/03) - 15h - Vasco x Flamengo - Nivaldo Pereira
2ª rodada:
Sáb (25/03) - Fluminense x Vasco - Laranjeiras
3ª rodada:
Sáb (01/04) - 15h - Flamengo x Fluminense - Gávea
Sáb (01/04) - 15h - Botafogo x Vasco - Caio Martins
Regulamento
A Copa Rio Feminina será disputada entre fevereiro e abril de 2023, em um formato de pontos corridos. O campeonato será dividido entre turno e returno, com três rodadas cada. Os quatro clubes cariocas disputam entre si e, ao final das duas etapas da competição, o time que somar o maior número de pontos será o campeão.
Ocorrendo empate em número de pontos entre duas ou mais equipes ao final das seis rodadas, o campeão será definido, sucessivamente, através dos seguintes critérios de desempate:
Para a edição da Copa Rio Feminina de 2024 estarão classificadas as duas melhores equipes na classificação geral do Campeonato Estadual Feminino de 2023 e os participantes da atual edição. No total, serão seis participantes.
A atual Copa Rio Feminina não contará com premiação financeira e não há rebaixamento.
Como chegam os quatro participantes?
Botafogo
O Botafogo chega com mudanças de comando na Copa Rio. Após o time ser eliminado nas quartas de final da Série A2 do último Brasileirão Feminino, Gláucio Carvalho, que treinou o profissional no ano passado, passou a ser o coordenador técnico do clube. Com isso, Gustavo Roma, ex-técnico do sub-20, assumiu o posto de comandante do time.
Seis jogadoras reforçaram as Gloriosas nesta temporada. São elas: as atacantes Drika, ex-Fluminense, Thaynara, ex-Vasco, Elisa, ex-Minas Brasília, Maísa, ex-Ferroviária, além da meio-campista Kamila e a lateral-direita Jéssica Bahia, ex-Fluminense. Ainda não se sabe qual será o time principal para a competição.
Flamengo
O Flamengo iniciou a temporada no futebol feminino sendo vice-campeão da Supercopa Feminina, contra o Corinthians. O título da Ladies Cup no ano passado e a vaga na final da Supercopa foram conquistas importantes para a equipe, que passou por uma reformulação do elenco em 2022.
Para esta temporada, o Flamengo contratou seis jogadoras. São elas: Thais Regina, Nath Pitbull, Karol, Gaby Louvain, Tuca e Agustina. Provavelmente, a escalação para a Copa Rio não deve ser diferente em relação à Supercopa, mas o técnico Luis Andrade pretende dar rodagem para a equipe neste início de temporada.
Fluminense
A Copa Rio será um teste para o Tricolor, que busca uma temporada melhor do que a realizada no último ano. Em 2022, o time sequer se classificou para o mata-mata da Série A2 do Brasileirão Feminino. Para este ano, porém, o elenco passou por uma reformulação e recebeu 16 novas atletas. O técnico Hoffmann Túlio avaliou como positivo o início de trabalho e destacou a seriedade da equipe.
- Estamos com um início de trabalho muito bom. Fizemos todas as avaliações com as novas atletas. É muito tranquilo trabalhar com pessoas sérias e comprometidas. Em três semanas, conseguimos perceber isso e entender o espírito do Fluminense. Vamos buscar disputar a Copa Rio da melhor forma possível, depois o nosso grande objetivo é conquistar o acesso para a Série A1 do Brasileiro e chegar na final do Campeonato Carioca.
Vasco
O Vasco está passando por uma reformulação no departamento de futebol feminino. Recentemente, o técnico Antony Menezes foi demitido junto a outros profissionais, como o diretor Raphael Milenas, o preparador físico Lui Toledo, a auxiliar técnica Pretinha, o supervisor Ricardo Rocha e o técnico da base Leonardo Santos.
Para a nova fase da categoria, o Vasco anunciou a treinadora Jaqueane Correa, que exercia a função de auxiliar técnica no Flamengo, e não renovou com algumas jogadoras da temporada passada. A equipe ainda está iniciando a reformulação junto à nova comissão. Ainda não se sabe qual será o time titular para a temporada. Há poucos dias da estreia, o time principal ainda não se reapresentou e o Vasco dispensou as jogadoras da base.
No ano passado, o Vasco disputou a Série A2 do Brasileiro Feminino, mas somou apenas três pontos na Primeira Fase e não passou para as Quartas de Final.