Há menos de um mês do retorno dos jogos, o Vasco Feminino explica o caminho do Cruzmaltino ao acesso
A série A-2 do Brasileirão está com data marcada para retornar e os torcedores estão contando os dias para ver as Meninas da Colina em campo. O campeonato, que foi paralisado ainda na primeira rodada devido à pandemia de Covid-19, retoma suas atividades no dia 18 de outubro. O Vasco entra em campo contra o Atlético Mineiro, em casa, no dia 25 de outubro. Enquanto os jogos não começam, o Vasco Feminino te ajuda a entender as regras da competição.
FORMATO
O campeonato tem cinco fases e é formado por seis grupos de seis times cada, totalizando 36 equipes. A composição das vagas é feita por quatro clubes que desceram da Série A-1 no ano anterior, 27 campeões estaduais de 2019 e os cinco primeiros do Ranking da CBF de futebol masculino. Na primeira fase, a disputa é feita em jogo único e os dois melhores posicionados de cada grupo avançam para a próxima fase, assim como os quatro melhores terceiros colocados.
Após a fase de grupos, os 16 classificados se enfrentam em modelo de mata-mata, com jogo de ida e de volta. Sem gol qualificado, a disputa vai para os pênaltis se terminar com um empate no tempo regulamentar. Os confrontos das oitavas-de-final são sorteados na sede da CBF e, a partir dessa fase, seguem o chaveamento. As quatro equipes que chegarem na fase semifinal estarão classificadas para a Série A-1 do ano seguinte.
HISTÓRICO
Com início em 2017, a Série A-2 é um campeonato recente, porém com grandes emoções. O Vasco da Gama entrou nesta disputa em 2019 e caiu ainda na fase de grupos, somando apenas quatro pontos em cinco jogos. O time campeão da última edição foi o São Paulo, que enfrentou o Cruzeiro na final e goleou o time mineiro no jogo de ida. Apesar do empate no jogo de volta, o tricolor paulista levantou o caneco. Na edição 2018, o Minas Icesp-DF decidiu o título nos pênaltis com o Vitória-BA e conquistou a taça. O primeiro campeão do torneio foi o Pinheirense-PA em cima da Portuguesa-SP, com empate de 2 a 2 no agregado, mas levou a melhor devido à regra do gol fora de casa.
A última partida oficial do Vasco foi contra o Goiás, na primeira rodada do campeonato, em março. A partida foi no Estádio Nivaldo Pereira e terminou empatada em 1 a 1, com gol da atacante Juliana Ramos. Logo em seguida começou a paralisação. O Cruzmaltino retomou as atividades no início de setembro, após as 46 atletas realizarem o teste de Covid-19. As Meninas da Colina seguem na preparação para a segunda rodada, contra o Galo.