Futebol

Feminino: Tatiele Silveira comenta passagem pelo Vasco

Campeã brasileira em 2019 com a Ferroviária em cima do Corinthians, Tatiele Silveira encara um novo desafio na carreira. Há quase três meses, ela deixou o cargo de coordenadora de futebol feminino do Vasco e voltou à beira do gramado: aceitou convite para treinar o Colo Colo, do Chile. Nesta sexta-feira, estreia com a equipe chilena na Libertadores feminina e justamente contra o conhecido rival brasileiro, comandado por Arthur Elias, a partir de 19h30, com transmissão do SporTV.

- Esse momento, quando eu aceitei o desafio do Vasco, foi muito mais para enriquecer a carreira nesse sentido, conhecer outros processos dentro do clube, dentro do futebol feminino que às vezes estamos tão limitados ao campo que não conseguimos perceber tudo. Para que aquele nosso treino, aquele nosso jogo, aquela nossa atividade aconteça. Então acho que hoje eu consigo. Tem uma leitura muito maior e às vezes tem um pouco mais de empatia. Por estes processos, então acho que esse momento acho que eu atingi o meu objetivo que era levar a minha experiência para o Vasco naquele momento e aprender. Quando surge essa possibilidade de retorno ao campo e um retorno internacional, eu acho que isso faz parte dos meus objetivos de carreira. Internacionalizar a minha carreira, abrir portas. Conhecer outra cultura de futebol. Introduzir a minha metodologia, buscando a característica das jogadoras sul-americanas - disse Tatiele Silveira.

A técnica enaltece a estrutura disponível no Colo Colo e revela que o clube tem um projeto instituído no seu feminino para desenvolvimento total até 2025. O próximo passo da agremiação chilena é criar a categoria feminina sub-12 para seguir na evolução da modalidade. A relevância do time para o futebol feminino do Chile se reflete no alto número de atletas cedidas à seleção nacional. Para os Jogos Pan-Americanos são oito convocadas.

- O Colo é o maior time do Chile. É a maior equipe, é a melhor equipe do Chile. O Colo Colo tem um projeto a longo prazo no feminino. Eles têm um projeto para 2025. Eles profissionalizaram todas as meninas no final do ano passado. Então, quando eu chego aqui, a equipe já está profissionalizada, com contratos. Criando agora uma categoria sub-12. Já existe sub-19 treinando. Então o que me encantou no convite foi o projeto. De voltar ao campo, que é uma coisa que gosto muito e me desafiar como profissional, como treinadora, de conhecer uma cultura diferente e colocar as minhas ideias em prática. O Colo Colo ainda é a base da seleção do Chile. Recebi a convocação do Pan-Americano e o treinador chamou oito atletas nossas. É uma experiência muito bacana trabalhar com jogadoras selecionáveis sul-americanas - afirmou.

Projetando o duelo diante do Corinthians, Tatiele comenta que não quer que o Colo Colo perca sua essência em campo principalmente de luta, entrega e superação. Ela ressalta a qualidade do seu grupo para encarar de forma equilibrada o time de Arthur Elias. A equipe é a atual campeã chilena (2022) e na atual edição lidera o Grupo A da segunda fase.

- Eu acho que que encarar uma equipe brasileira é sempre muito difícil.Porque a gente entende que o Brasil, realmente, está em um estágio mais avançado do que o futebol sul-americano, na verdade. Mas acredito muito na qualidade do nosso elenco, na experiência dessas jogadoras que são selecionáveis. Muitas jogadoras com experiência de Mundial e de Copa América e experiências de fora do Chile, que voltaram ao Chile agora para para reforçar a equipe. Então, claro que a atenção é nos detalhes para jogar contra uma equipe brasileira e, claro, uma equipe referência. É uma referência no futebol feminino, mas eu acredito muito no talento que nós reunimos aqui. É um grupo muito talentoso, um grupo muito experiente. Podemos encarar essas equipes brasileiras, mas sem perder a nossa essência, sem perder a característica do Colo Colo, que é uma característica de muita luta, de muita entrega, de muita superação dentro dos jogos. Então a gente não quer perder a nossa identidade. Ter muito respeito, mas encarar de uma forma muito equilibrada - disse.

Sobre as especulações de que estaria na mira do Corinthians para a próxima temporada, Tatiele Silveira diz que há um equívoco e que está focada em seu objetivo de internacionalizar a carreira no Colo Colo. O clube paulista procura um novo treinador já que Arthur Elias irá deixar a equipe após a Libertadores para assumir integralmente a seleção brasileira feminina.

- Acho que foi uma notícia equivocada porque como eu estou enfrentando o Corinthians novamente então a torcida às vezes cria coisas, mas eu estou super focada aqui no Colo Colo. Foi no dia que nós chegamos aqui, estava todo mundo chegando. E a gente está super focado no que eu estou fazendo aqui, no meu objetivo. Como eu te falei, o de internacionalizar minha minha carreira. Então acho que foi o momento mais de euforia, talvez do torcedor, por ser um reencontro da Tati, campeão brasileira pela Ferroviária, encarando novamente o Corinthians. Eu acho que despertou algumas algumas ideias aí equivocadas, mas eu estou super focada aqui. O trabalho está sendo muito bacana.

Com o foco total no Colo Colo, a treinadora comenta sobre os objetivos do clube na temporada. O primeiro é assegurar o bicampeonato nacional. Mas a Libertadores não fica fora das ambições. Integrante do Grupo C com Corinthians, Always Ready e Libertad Limpeño, a técnica comenta que o primeiro passo será avançar às quartas de final. A partir daí, passo a passo, o Colo Colo buscará avançar na competição.

- Nós temos hoje claro que o primeiro objetivo é o bicampeonato nacional. E o objetivo na Libertadores é realmente competir em nível internacional. É entender o quanto nós podemos ser competitivas em nível internacional, então o nosso primeiro objetivo realmente é buscar uma classificação e aí sim a partir das quartas de final entender qual o nível que nós podemos encarnar. Parar e realmente colocar o nosso trabalho.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (41,07%)
Empates 17 (30,36%)
Derrotas 16 (28,57%)
Total 56
Gols
Marcados 75 (52,08%)
Sofrido 69 (47,92%)
Total 144
Saldo 6
Cartões
Amarelos 143 (92,26%)
Vermelhos 12 (7,74%)
Total 155